Endometriose

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Endometriose é uma doença ginecológica comum, porém complexa. Atinge as mulheres em idade reprodutiva, pois tem relação com a menstruação.

A endometriose causa muitas dores abdominais. Foto: Csaba Deli / Shutterstock.com

A endometriose causa muitas dores abdominais. Foto: Csaba Deli / Shutterstock.com

O tecido endometrial (origem do nome da doença) é uma membrana mucosa que reveste a parte interna do útero. Nas mulheres em idade reprodutiva, a espessura do endométrio sofre alterações causadas por hormônios todos os meses, preparando o útero para receber um possível embrião. Quando a fecundação não ocorre, o excesso de tecido e o óvulo não fecundado são expelidos na menstruação.

Embora não esteja comprovado, é provável que a doença tenha como causa a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, o que supostamente ocorre quando, no período menstrual, células do endométrio chegariam até a cavidade peritoneal abdominal, através das trompas de Falópio. Herança genética ou alterações no sistema imunológico são outras possíveis causas.

O que se sabe é que fora do útero, essas células geralmente se fixam na parede externa do útero, nos ovários ou nas Trompas, mas eventualmente podem se instalar na bexiga, no tecido entre a vagina e o reto (septo reto-vaginal), entre outros. Ao aderir a um desses locais, as células endometriais reiniciam seu processo, ou seja, sofrem alterações devido aos hormônios e, como no útero, em determinado período vão causar sangramento. Alguns estudos classificam a Endometriose em vários tipos, considerando o/os locais atingidos, a profundidade da lesão e as diferentes conseqüências.

Dores pélvicas (cólicas) intensas durante a menstruação ou não e dores durante e/ou após a relação sexual são os principais sintoma da endometriose, além da infertilidade. Dor ao urinar, dor no intestino e sangramento ao urinar ou evacuar são sintomas menos freqüentes.

O diagnóstico da endometriose pode ser realizado de diferentes formas, dependendo da região afetada. Um simples exame de toque pode ser o suficiente, mas comumente a doença é diagnosticada por uma ultrassonografia transvaginal ou pélvica. Laparoscopia e biópsia podem ser necessárias.

Não existe cura para a endometriose, mas a doença pode ser tratada e os sintomas diminuídos. O tratamento adotado, que pode ser clínico ou cirúrgico, será determinado considerando a intensidade dos sintomas, a extensão das lesões e os planos da mulher de engravidar ou não.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!