Eritrasma

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Doenças bacterianas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O eritrasma é uma infecção da pele que afeta principalmente adultos, pacientes diabéticos e mulheres obesas, provocando o aparecimento de manchas na pele. A doença se manifesta prioritariamente nas áreas de dobras do corpo (virilha, entre os testículos, sob as mamas, entre os dedos dos pés e nas axilas), onde há suor excessivo ou má higiene. Em alguns pacientes a infecção se propaga pelo tronco e região anal. Pode provocar prurido intenso. Ela é causada pela bactéria Corynebacterium minutissimum. A pele infectada por Corynebacterium apresenta um brilho vermelho-coral sob luz ultravioleta, por isso é fácil distingui-la de uma infecção micótica (causada por fungos).

Sintomas

Os principais sintomas incluem manchas rosadas irregulares que podem se transformar em escamas acastanhadas e prurido nos locais afetados. As áreas do corpo mais afetadas são embaixo das mamas, dedos dos pés, testículos, axilas e virilhas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por dermatologista que utilizando uma luz ultravioleta (luz de Wood) consegue visualizar o eritrasma brilhar com uma cor vermelho-coral, diferenciando-o de outras doenças. Poderá ser realizada também uma cultura do raspado da lesão. Mas a utilização da luz de Wood é mais eficaz e rápida.

Tratamento

É recomendada a aplicação tópica (na área afetada) de substâncias como solubacter, clorexidina ou Septivon ou mesmo outro sabão antibacteriano. Quando são detectados também fungos na lesão, utilizam-se também cremes antimicóticos (como o miconazol). Por via oral pode ser administrados tetraciclinas ou eritromicina. Esse tratamento dura de 15 dias a um mês, dependendo da gravidade da lesão. Após o tratamento, a doença pode ressurgir, necessitando de outro tratamento.

Prevenção

Deve-se primeiramente manter a higiene corporal, principalmente nas áreas propensas à infecção por Corynebacterium. Evitar a umidade excessiva e usar sempre roupas limpas também é importante. A manutenção do peso normal para a sua idade e altura com uma alimentação saudável é recomendado. Atividades físicas regulares também são importantes.

Bibliografia:

https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/infec%C3%A7%C3%B5es-bacterianas-da-pele/eritrasma

https://www.tuasaude.com/eritrasma/

https://doencasesintomas.blogspot.com/2014/01/eritrasma-definicao-causas-sintomas.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!