Espasticidade

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A espasticidade é definida como o aumento do tônus muscular, envolvendo hipertonia e hiperreflexia, durante a contração muscular, resultante de uma desordem neurológica.

São diversas as causas de espasticidade, sendo as mais frequentes: acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, traumatismo raquimedular em adultos e paralisia cerebral em crianças.

Esta condição leva à incapacitação de seu portador, uma vez que dificulta o seu posicionamento confortável, afetando as atividades cotidianas, como locomoção, alimentação e cuidados de higiene. Quando a espasticidade não é tratada pode evoluir para rigidez, contraturas, luxações e deformidades.

O diagnóstico é essencialmente clínico. Durante o exame físico, o médico gradua o tônus muscular de acordo com a Escala de Ashworth Modificada, que vai de 0 a 4:

O tratamento engloba diferentes terapias. A fisioterapia é auxilia no alívio dos sintomas, retarda a evolução do quadro, melhora a coordenação motora, Também pode ser utilizada estimulação elétrica funcional, que auxilia na melhora dos casos brandos e moderados. A terapia ocupacional também pode trazer muitos benefícios ao paciente. Fármacos podem ser utilizados no tratamento, como benzodiazepínicos e antiespasmódicos. Injeções de fenol também são úteis, pois são capazes de desmielinizar os neurônios sem afetar o tudo endoneural, levando à diminuição do tônus muscular. Quando os pacientes não respondem aos tratamentos anteriores, injeções de toxina botulínica podem ser feitas, objetivando bloquear a liberação de acetilcolina na terminação dos neurônios, resultando em paresia muscular.

Fontes:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_espasticidade_livro_2010.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espasticidade
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1998000500025

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!