Fotoalergia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A fotoalergia é definida como o processo alérgico que surge depois de uns dias que a pele foi exposta à radiação solar em indivíduos que fizeram uso, anteriormente, de certo fármaco, diferentemente do processo de fototoxicidade que também ocorre em áreas da pele que não foram expostas a esse tipo de radiação.

Este tipo de reação alérgica é conhecida como reação de hipersensibilidade do tipo IV ou tardia, na qual a radiação ultravioleta (UV) é imprescindível para transformar o fármaco/metabólito (como, por exemplo, anti-inflamatórios não esteroidais, fenotiazidas, sulfonamidas e tiazidas)  num composto imunopatológico ativo, responsável por induzir à resposta imunitária.

O tempo de latência é de aproximadamente 5 dias, após o início do uso do medicamento e depois de cerca de 24 horas de exposição aos raios UV. Clinicamente, este transtorno caracteriza-se por eczemas e prurido.

O diagnóstico é feito com base no histórico e sintomatologia apresentada pelo paciente. O exame histopatológico pode ser útil na diferenciação da fototoxicidade.

Para o tratamento, primeiramente, faz-se a suspensão do uso do fármaco que está induzindo a crise de hipersensibilidade, além da adoção de alguns outros cuidados, como evitar a exposição à luz solar e também a outras fontes de raios UV, uso de bloqueadores solar com elevado fator de proteção UVA. A sintomatologia é tratada da mesma forma que se trata uma queimadura, com compressas de água fria, cremes com propriedades calmantes e agentes antipruriginosos.

Fontes:
http://ufs.ff.ul.pt/guia/09.pdf
http://www.menarini.es/images/dermatopatologia/Derma021.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!