Hipofosfatemia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A hipofosfatemia é definida como a redução do fósforo na corrente sanguínea.

Este íon é essencial para a manutenção das funções vitais do organismo, sendo a faixa de concentração sérica considerada normal varia de 0,89 a 1,44 mmol/L (2,8 a 4,5 mg/dL).

Este transtorno pode ser considerado leve, moderado ou grave, sendo que a concentração se encontra entre 2,0 a 2,5 mg/dL, 1,0 a 2,5 mg/dL e abaixo de 1,0, respectivamente.

Tanto a ingestão inadequada do íon fosfato, quanto a excreção exacerbada e um desbalanço na distribuição do fosfato entre os espaços extracelular e intracelular podem levar à hipofosfatemia. Um dos mecanismos anteriormente citados pode ocorrer nos seguintes casos:

Mais raramente, pode ser decorrente de certos tipos de neoplasias (como linfoma e leucemia), de causa hereditária e de insuficiência hepática.

As manifestações clínicas geralmente surgem somente quando o nível de fosfato se encontra abaixo de 1,5 mg/dL, envolvendo:

A pesquisa deste transtorno pode partir da avaliação da excreção urinária de fosfato. Quando a excreção de fosfato é superior a 100 mg/dia, pode haver a presença de hiperparatireoidismo ou defeito tubular renal. O diagnóstico do hiperparatireoidismo é feito por meio da verificação do nível sérico de paratormônio. Já o diagnóstico das síndromes tubulares é feito quando o exame de urina aponta a presença de outras substâncias não encontradas normalmente na urina, como glicose, bicarbonato e aminoácidos. Quando o nível de fosfato na urina está consideravelmente baixo, é porque a ingestão desse íon está baixa, há distúrbios na absorção ou está ocorrendo redistribuição.

O tratamento em pacientes que apresentam quadros moderado ou severo envolve a administração intravenosa de preparações compostas por fosfato de potássio. No caso de haver impossibilidade de administrar por via intravenosa o fosfato, a suplementação oral pode ser útil, bem como a introdução de alimentos ricos em fósforo na dieta do paciente. Contudo, quando as reservas de hipofosfatemia leve, não é necessária a suplementação com este íon.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hypophosphatemia
http://www.enzilab.com.br/reviews_011.htmlhttp://www.medicinageriatrica.com.br/tag/hipofosfatemia/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!