Insulinoma

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O insulinoma, também conhecido como tumor das células beta do pâncreas, é um tipo raro de tumor pancreático, normalmente benigno, que sintetiza insulina, que é um hormônio responsável por reduzir os valores de glicose sanguínea.

A incidência estimada desse tumor é de 1 a 4 novos casos por milhão de pessoas anualmente. Surgem das ilhotas de Langerhans (células encontradas no pâncreas). A taxa de evolução para malignidade varia entre 5% a 30%. Em casos raros, os insulinomas podem ser oriundos de tecido pancreático ectópico.

As manifestações clínicas mais comuns desenvolvidas pelos pacientes com esse tumor são sinais neuroglicopênicos, no qual estão inclusos: cefaléia recorrente, letargia, diplopia e visão distorcida, especialmente durante a realização de exercícios ou períodos de jejum. O quadro de hipoglicemia severa caracteriza-se por ataques epiléticos, coma e danos neurológicos irreversíveis. Os sintomas provenientes da resposta catecolaminérgica à hipoglicemia (palpitação, tremor, taquicardia, sudorese, fome, ansiedade e náusea) são pouco comuns. Em certos casos, observa-se súbito ganho de peso.

A suspeita de insulinoma estabelece-se em pacientes com hipoglicemia de jejum sintomática. As condições da tríade de Whipple que necessitam ser observadas no diagnóstico de “hipoglicemia verdadeira” são:

Para o diagnóstico laboratorial do insulinoma, se faz necessária a realização de exames sanguíneos que evidenciam a taxa de glicose, insulina e peptídeo C. Caso encontre-se disponível, um nível de proinsulinemia pode ser de grande utilidade. Outros exames de sangue podem auxiliar no diagnóstico diferencial.

O tratamento definitivo é feito por meio da ressecção cirúrgica. Fármacos como diazoxida e somatostatina podem ser utilizados para inibir a liberação de insulina em pacientes que não são bons candidatos para o procedimento cirúrgico, ou que apresentem tumores de remoção impossibilitada.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Insulinoma
http://www.manualmerck.net/?id=130&cn=1102
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1261.pdf
http://www.spmi.pt/revista/vol17/vol17_n2_2010_099_103.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!