Lábio Leporino

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O lábio leporino, também chamado de fenda labial ou fissura labial, é uma má formação congênita, de apresentação variável, que ocorre no período de desenvolvimento do embrião, onde o paciente apresenta uma comunicação buco-nasal, devido à perfuração do palato, onde é possível observar o septo nasal, assim como as conchas inferiores. Pode acometer tanto o palato duro quando o mole.

Ainda não foram elucidadas as causas dessa anomalia. Todavia, sabem-se que alguns fatores de risco podem estar envolvidos na sua manifestação, como deficiências nutricionais e algumas deficiências maternas durante a gravidez, radiação, determinados medicamentos, álcool, tabagismo e hereditariedade.

A partir da 14° semana de gestação é possível fazer o diagnóstico da fenda palatina por meio da ultra-sonografia. No entanto, grande parte do diagnóstico continua sendo feito apenas após o nascimento da criança.

Essa má formação não é uma alteração apenas estética. É a causa de problemas de saúde como má nutrição, problemas respiratórios, de fala e audição, infecções crônicas e alterações na dentição. Do mesmo modo, levam a problemas emocionais, de sociabilidade e de auto-estima. Sendo assim, o tratamento necessita de abordagem multidisciplinar, ou seja, participação de especialistas da área de cirurgia plástica, otorrinolaringologia, odontologia, fonoaudióloga, por exemplo.

Atualmente, a recomendação é que a fissura labial seja corrigida dentro das primeiras 72 horas após o nascimento, para reconstrução do lábio superior e reposicionamento do nariz, pois normalmente existe um desabamento da asa do nariz, devido à falta de apoio do músculo que está solto daquele lado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenda_palatina
http://www.tuasaude.com/fenda-palatina/
http://www.profala.com/arttf127.htm
http://br.guiainfantil.com/labio-leporino.html
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001051.htm
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/5322/labio-leporino-fenda-palatina

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!