Maldição de Ondina

Por Suyane Elias Comar
Categorias: Doenças, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Síndrome de Ondine, também conhecida como Maldição de Ondina ou Hipoventilação alveolar primária é uma doença na qual o sujeito possui um funcionamento inadequado nos movimentos respiratórios, principalmente ao dormir. O individuo ao possuir essa síndrome perde o controle de sua respiração e até mesmo se esquece de respirar podendo ficar sufocado.

Esse nome ficou conhecido por uma lenda da mitologia germânica que conta a história de uma ninfa da água chamada Ondina. A Ninfa da água ao se apaixonar por um homem, e este lhe quebrar a promessa da fidelidade, jogou nele uma maldição na qual ele nunca mais poderia respirar assim que adormecesse.

A Hipoventilação alveolar primária, foi descoberta somente há cerca de 30 anos. Em 2006 haviam aproximadamente 200 casos dessa síndrome e hoje estima-se que existam 300 casos conhecidos no mundo. Porém acredita-se que esse número seja muito maior, já que muitos bebês morrem subitamente, sem uma causa aparente. Um número aproximado de 1 bebê a cada 200.000 nascimentos morrem ao dormir.

Pesquisadores afirmam que a doença seja causa da mutação do gene PHOX2B que fica localizado no cromossomo 4 (esse cromossomo foi descoberto em 2003).  O gene mutante que é causa da má-formação do bulbo cerebral, faz com que os receptores químicos não transmitam os sinais nervosos essenciais para a respiração ocorrer. Ou seja, o sistema nervoso central não trabalha adequadamente a respiração não enviando os estímulos necessários aos músculos torácicos e durante o sono o paciente deve dormir com uma máscara ventiladora no rosto sendo que em casos graves isso é necessário até mesmo durante o dia.

Nos casos mais leves da síndrome, o individuo vivera normalmente, usando a máscara a noite, porem se sentirá cansado e sonolento durante o dia, pode sentir dores de cabeça e algum outro desconforto. Já nos casos graves, a pessoa pode apresentar uma evolução da doença podendo morrer quando dorme, porém o diagnóstico costuma ser mais aparente quando a pessoa ainda é bebê e muitas vezes vem a falecer sem causa visível.

Como dito anteriormente, para tratamento a pessoa precisará de um suporte de ventilação mecânica para dormir e nos casos mais graves precisará usar o suporte 24 horas por dia. A melhor forma é fazer uma cirurgia na qual é colocado um marca-passo no nervo frênico, porém essa cirurgia e o marca-passo tem um custo muito alto e por isso poucas pessoas o utilizam mesmo em países ricos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maldi%C3%A7%C3%A3o_de_Ondina
http://professorkibersitherc.blogs.sapo.pt/76673.html
http://vidadeumaborderline.blogspot.com.br/2012/08/maldicao-de-ondina.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!