Narcolepsia

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A narcolepsia é um distúrbio que causa episódios de sono incontrolável durante o dia, que podem durar de 15 minutos até 1 hora. Esse distúrbio não tem cura, e causa prejuízos à vida da pessoa seja no trabalho, no estudo ou socialmente.

As pessoas com narcolepsia correm risco de sofrer acidentes e lesões.
Tem sua capacidade de raciocínio, concentrações, e memória prejudicados, o que pode levá-lo a um quadro de depressão.

Algumas pesquisas apontam como causa da narcolepsia à falta de uma substância no cérebro chamada de hipocretina. Confirmados esses resultados, poderão ser desenvolvidos meios de reposição dessa substância em pessoas com narcolepsia, o que levará a uma possibilidade de cura.

Os sinais da narcolepsia aparecem entre os 15 e 30 anos de idade. O sintoma mais comum são os ataques de sono que acontecem repentinamente durante o dia. Porém, podem surgir outros sintomas como:

- Cataplexia - perda súbita do controle e da força muscular enquanto ainda está acordado.

- Paralisia do sono - Incapacidade de mover- se ou falar ao cair no sono ou ao acordar.

- Alucinações - Sonhos vívidos, muito reais ao dormir ou acordar.
O sono tem várias etapas. As duas principais fases do sono são a NREM e a REM. O sono NREM é caracterizado pelo não movimento rápido dos olhos, o que significa que a pessoa não está em sono profundo. Já o sono REM é caracterizado pelo movimento rápido dos olhos (ainda que fechados), e é considerado como sono profundo. Na fase do sono REM as pessoas são incapazes de mover qualquer músculo, e é nesse momento que acontecem os sonhos.

Segundo alguns estudos, as pessoas com narcolepsia têm um padrão de sono diferente. Tem primeiro o sono REM, o que explica a linha tênue entre estar acordado ou dormindo. Tal fato explica também a cataplexia, a paralisia do sono e as alucinações, pois algumas pessoas apresentam aspectos característicos do sono REM estando acordados.

O tratamento da narcolepsia é feito através do uso de medicamentos estimulantes para manter o paciente acordado, e da orientação do próprio paciente e de seus familiares.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!