Neurofibromatose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A neurofibromatose, também denominada doença de Recklinghausen, é  uma doença hereditária que se caracteriza pelo aparecimento de tumores benignos múltiplos do sistema nervoso. Sua evolução é progressiva e imprevisível, sendo transmitida por um gene autossômico dominante, com expressão variável.

Normalmente, esses tumores surgem durante a puberdade, entre os 10 e os 15 anos de idade, na pele ou em outras partes do corpo. Não é uma doença rara, e tem sido descrita em indivíduos de todas as raças, com ligeira predileção pelo sexo masculino.

Apresentam-se clinicamente sob três formas:

Atualmente já está disponíveis testes de DNA para portadores de neurofibromatose, mas o diagnóstico normalmente é clínico.

Não existe uma terapia específica para essa doença. Portanto, o tratamento é freqüentemente direcionado para a prevenção ou o tratamento de suas complicações. As lesões cutâneas podem ser removidas cirurgicamente. A radioterapia apresenta valor terapêutico. Todavia, o laser com dióxido de carbono e a dermoabrasão têm sido utilizados satisfatoriamente nas lesões extensas. O aconselhamento genético é de extrema importância para todos os pacientes com neurofibromatose.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20090209223808/http://boasaude.uol.com.br:80/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3514&ReturnCatID=1511
https://web.archive.org/web/20120104163856/http://www.nf.org.br:80/nf_familia_oqe.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neurofibromatose
https://web.archive.org/web/20100328041203/http://www.gbeth.org.br:80/index.php?option=com_content&task=view&id=181&Itemid=72
https://web.archive.org/web/20110826223119/http://cnnf.org.br:80/portalnf/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=16&Itemid=36
http://www.tuasaude.com/neurofibromatose/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!