Onicogrifose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A onicogrifose é uma distrofia adquirida que leva ao espessamento de uma ou mais unhas, devido à falta de cuidados. Ocorre um crescimento acelerado, havendo um aumento rápido dessas estruturas, encurvando-se e adquirindo uma coloração escura.

Este tipo de alteração ocorre mais comumente na unha do hálux (dedão), ou nas unhas das mãos. É frequentemente observada em indivíduos idosos, mas também pode ocorrer em consequência de traumatismos e alterações biomecânicas do pé.

Esta desordem apresenta diversas etiologias, como:

Esta afecção pode ser prevenida quando apresenta etiologia na higiene inadequada ou quando é causada pela evolução de paroníquia ou onicomicose. É preciso elucidar suas causas e excluí-las. Após instalada, deve-se cortar as unhas apropriadamente, lixando-a para conferir-lhe uma estética funcional aceitável.

O tratamento médico é feito por meio do desbastamento da unha e da matriz, indicada para pacientes jovens, pois estes normalmente apresentam boa circulação.

Fontes:
http://www.dermis.net/dermisroot/pt/35644/diagnose.htm
http://www.podologiabr.com/detalhes.asp?cod=91
http://www.nicepodologa.com.br/?page=doenca_unhas_onicogrifose
http://www.portaldebauru.com.br/template.php?pagina=guia_comercial_ultima2.php&id_item=3342&id_grupo=1&id_node=957

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!