Poroceratoses

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia, Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As poroceratoses, também conhecidas como poroqueratoses, consistem em um grupo de transtornos clonais da queratinização, que possui em etiologia ainda não muito bem elucidada e evolução imprevisível. Clinicamente, caracteriza-se por áreas atróficas rodeadas por pápulas ou placas hiperceratóticas com aspecto anular e bordas em alto relevo, que histologicamente corresponde à lamela cornoide.

Pode ter etiologia genética, de caráter autossômico dominante, porém a maior parte dos casos é  esporádica. Além do fator hereditário, existem outros fatores de risco para o surgimento das poroceratososes como exposição solar e imunossupressão.

Existem diferentes tipos de poroceratose, que são:

Grande parte das lesões é  assintomática. Contudo, lesões grandes na face ou nas extremidades podem levar à destruição de tecidos moles, resultando em amputação. As lesões da poroceratose também podem evoluir para malignidade.

O diagnóstico é fechado associando-se o exame clínico com a avaliação histopatológica. Histologicamente é  possível observara lamela coroide, em todas os tipos de poroceratose.

O tratamento inclui fotoproteção e hidratação. Terapias locais também podem ser utilizadas, como crioterapia, laser de CO2, 5-fluoroacil, análogos tópicos da vitamina D3, terapia fotodinâmica, dentre outras. Em casos de lesões disseminadas ou refratárias, existe a opção de se utilizar acitretin sistêmico; contudo, há recidiva após a suspensão desse medicamento.

Fontes:
http://www.emmanuelfranca.com.br/doencas/doencas_poroceratose.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000200016
http://en.wikipedia.org/wiki/Porokeratosis

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!