Progeria

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A progeria, também denominada síndrome de Hutchinson-Gilford, é  uma doença da infância extremamente rara, na qual o paciente sofre um envelhecimento exacerbadamente acelerado, em torno de sete vezes em relação à taxa normal.

Acredita-se seja uma doença autossômica recessiva ou dominante. Nessa última hipótese, a progeria pode resultar de uma mutação genética nos gametas de um dos pais.

A etiologia não foi ainda completamente esclarecida. No geral, os casos são esporádicos. Pesquisadores franceses e norte-americanos encontraram uma mutação no gene LMNA responsável por codificar a proteína lamina A capaz de controlar a estrutura do núcleo, tornando-o instável. No núcleo de portadores de progeria foram observadas alterações que geram a instabilidade e morte celular precoce, impossibilitando a regeneração tecidual. Em apenas 88% dos casos dessa afecção é que foi observada essa mutação genética.

Existe também a possibilidade de ocorrência da perda gradativa e acelerada das extremidades dos telômeros, responsáveis por controlar o número de divisões das células.

Dentre as principais características clínicas e radiológicas apresentadas pelos portadores dessa síndrome estão:

O paciente evolui para o óbito com aproximadamente 15 anos de idade.
O diagnóstico é essencialmente clínico, sendo realizado nas crianças que apresentam as manifestações clínicas da doença entre o primeiro e o segundo ano de vida. Não existe um exame que comprove o diagnóstico de progeria.

Contudo, existem alguns sinais que indicam a presença dessa doença, como, por exemplo, a liberação exacerbada de ácido úrico na urina, determinados sinais radiológicos (osteoporose e escoliose) e histopatológicos.

Até  o momento, não existe cura para a progeria.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Progeria
http://www.tuasaude.com/progeria-envelhecimento-prematuro/
https://web.archive.org/web/20120420104349/http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2004/2ano/progeria/home.htm
https://web.archive.org/web/20070709060702/http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/718.pdf
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001657.htm
http://www.ufpe.br/biolmol/Genetica-Medicina/progeria1.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!