Pseudo-obstrução intestinal

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças digestivas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A pseudo-obstrução intestinal foi descrita pela primeira vez por Dadley, no ano de 1958, e trata-se de uma rara condição que apresenta manifestações clínicas similares às causadas por uma obstrução intestinal, porém sem identificação de bloqueio durante investigação do tubo intestinal.

A causa desta condição é desconhecida, sendo, por isso, também conhecida como pseudo-obstrução intestinal idiopática. Contudo, sabe-se que existem alguns fatores de risco, como: uso de certas drogas, patologias que acometem a musculatura do intestino, alguns tipos de neoplasias, pacientes acamados e paralisia cerebral ou outro distúrbio do sistema nervoso.

De acordo com a apresentação clínica, esta condição pode ser dividida em dois tipos: aguda e crônica. Embora não seja comum em crianças, pode ocorrer em indivíduos de todas as idades.

As manifestações clínicas compreendem:

Para obtenção do diagnóstico, o médico deve fazer ter conhecimento do histórico clínico do paciente e, primeiramente, deve fazer a exclusão de outras condições que levem a um quadro semelhante. Alguns exames podem ser realizados, como a manometria abdominal (mede a pressão intestinal), raio-x do abdômen, colonoscopia e estudos de esvaziamento gastrointestinal.

Indivíduos com pseudo-obstrução intestinal muitas vezes necessitam de suporte nutricional para evitar a desnutrição e a perda de peso. Pode ser fornecida nutrição enteral ou parenteral, de acordo com o caso. Quando a pseudo-obstrução for resultante do uso de algum medicamento, o uso do mesmo deve ser interrompido. Também existe a opção de tratamento medicamentoso, o qual compreende o uso de antibióticos, analgésicos e fármacos para tratar problemas musculares intestinais. Nos casos mais graves, deve ser feita a ressecção cirúrgica de parte do intestino.

Fontes:
http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-06-453/port.pdf
http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/intestinalpo/index.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Intestinal_pseudoobstruction
http://emedicine.medscape.com/article/187979-overview

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!