Síndrome da Hiperestimulação do Ovário

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome da hiperestimulação do ovário (SHEO) trata-se de uma complicação iatrogênica, ocasionada pela estimulação ovariana exacerbada em resposta aos hormônios exógenos.

Comumente, esta condição é resultante do uso de hormônios, especialmente a gonadotrofina coriônica humana (hCG), utilizados com a finalidade de tratar a infertilidade. Além disso, sabe-se que algumas condições estão associadas ao aumento do risco de desenvolvimento de SHEO, como mulheres jovens e síndrome do ovário policístico.

As manifestações clínicas podem ser classificadas como:

Os sintomas tendem a desaparecer dentro de poucos dias (1 a 2 semanas). Contudo, se for durante a gestação, o caso é mais grave e a melhora geralmente é alcançada somente quando vier a próxima menstruação.

O tratamento irá depender da severidade do quadro apresentado pela paciente. Nos quadros leves, o tratamento pode ser conservador, fazendo-se o monitoramento da circunferência abdominal, peso e desconforto até que ocorra a próxima menstruação ou até a concepção.

Os quadros moderados comumente são tratados com repouso, hidratação e acompanhamento de eletrólitos e células sanguíneas, através de exames laboratoriais. Também podem ser feitos ultrassonografias para o acompanhamento do tamanho dos folículos ovarianos.

Nos casos mais graves, quando há a acúmulo de líquido na pleura ou cavidade abdominal, o mesmo deve ser aspirado e opióides devem ser administrados para aplacar a dor. Caso esta síndrome se desenvolva durante um protocolo de fertilização in vitro, recomenda-se adiar a transferência do embrião.

Fontes:
http://www.febrasgo.org.br/arquivos/femina/Femina2010/fevereiro/Femina_v38n2/Femina_v38n2_p83-87.pdf
http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2011-24/suplemento-3/635-638.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Ovarian_hyperstimulation_syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!