Síndrome da Sela Vazia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome da sela vazia trata-se de uma desordem, na qual a estrutura óssea na base do crânio, conhecido como sela túrcica, é maior do que o normal, com a hipófise encontrada em seu interior apresentando tamanho anormal.

Esta desordem comumente é descoberta durante testes para verificar a existência de transtorno hipofisário, quando imagens radiológicas apontam uma sela túrcica aparentemente vazia.

Existem dois tipos da síndrome da sela vazia:

Nas crianças, a síndrome da sela vazia pode estar relacionada ao início precoce da puberdade, à deficiência de hormônio do crescimento, a tumores na hipófise ou à disfunção dessa glândula.

Com exceção do caso de associação com outras desordens, o tratamento é somente de suporte e sintomático. Procedimento cirúrgico pode ser necessário em alguns casos.

Esta síndrome não coloca a vida de seu portador em risco, desde que seja controlada de forma adequada.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/sindrome-da-sela-vazia/
http://www.ninds.nih.gov/disorders/emptysella/emptysella.htmhttp://www.webmd.com/brain/empty-sella-syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!