Síndrome de Fregoli

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Psiquiatria, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Fregoli, assim como a síndrome de Capgras, faz parte do grupo de síndromes delirantes de identificação. Nesse caso, o indivíduo acredita que está sendo perseguido por pessoas conhecidas, como parentes, amigos ou colegas.

O nome desta síndrome foi cunhado por Courbon, no ano de 1927, fazendo referência ao ator italiano Leopoldo Fregoli, famoso por suas imitações e transformações.

O curioso nesta síndrome é que pode ocorrer em indivíduos previamente saudáveis, ativos e que nunca apresentaram transtornos psiquiátricos ou neurológicos anteriormente ao desenvolvimento de um quadro depressivo em decorrência de um evento de vida muito significativo. Este transtorno costuma aparecer associada a outras condições psiquiátricas, neurológicas ou físicas, como esquizofrenia, neurodenegeração e lesão no sistema nervoso central.

Nesta síndrome, embora o indivíduo seja capaz de reconhecer as pessoas, ele acredita que os seus conhecidos ou pessoas próximas o tenha enganado, ou então, que estão disfarçadas, mudando, na realidade, sua aparência física, sendo ainda a mesma pessoa internamente. Por exemplo, se o impostor é um tio, o tio irá se disfarçar de irmão do portador da síndrome, mas a personalidade continua a ser a do tio.

O tratamento é feito com medicamentos, especialmente antipsicóticos. Também podem ser ministrados anticonvulsivantes e antidepressivos

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fregoli_delusion
http://psicosy.wordpress.com/tag/sindrome-de-fregoli/
http://www.molecularlab.it/insideneuroscience/?p=421

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!