Síndrome de Joubert

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Joubert consiste em uma rara malformação cerebral, caracterizada pelo subdesenvolvimento ou ausência do vermis cerebelar (área do cérebro responsável pelo equilíbrio postural e coordenação).

Esta síndrome foi descrita pela primeira vez pelo médico neurologista pediátrico Marie Joubert, em Montreal, no Canadá.

Grande parte dos casos desta condição é esporádica, ou seja, não é herdado. Todavia, em algumas famílias esta síndrome aparenta ser transmitida de forma autossômica recessiva. Estima-se que sua prevalência seja de 1 caso para cada 100.000 nascidos vivos.

Dentre as manifestações clínicas mais comumente observadas nesta síndrome encontram-se respiração acelerada (hiperpnéia), redução do tônus muscular (hipotonia), espasmos oculares, atraso mental e a falta de capacidade de coordenar os movimentos musculares voluntários (ataxia). Também podem ser observadas deformidades físicas, como polidactilia (dedos extranumerários), lábio leporino ou fenda palatina e anormalidades na língua, rins e fígado. Também pode haver a presença de convulsões.

O diagnóstico é feito com base nas características clínicas apresentadas pelo paciente, juntamente com a presença de uma marca neuroradiological, conhecida como sinal de dente molar, evidenciada pela ressonância magnética.

Não existe cura para esta síndrome. O tratamento é basicamente sintomático e de suporte. Estimulação física, ocupacional e fonoaudióloga podem ser benéficas para alguns portadores desta síndrome. Os casos de padrões respiratórios anormais devem ser monitorados.

O prognóstico para pacientes portadores da síndrome de Joubert varia. Alguns indivíduos apresentam uma forma moderada com deficiência motora mínima e bom desenvolvimento mental, já outros podem apresentar severa deficiência motora e significativo atraso mental.

O aconselhamento genético é altamente importante na prevenção de novos casos, principalmente para casais que tem o primeiro filho acometido pela síndrome.

Fontes:
http://www.news-medical.net/health/What-is-Joubert-Syndrome-(Portuguese).aspx
http://saude.psicologiananet.com.br/palavra-chave/sindrome-de-joubert
http://www.ninds.nih.gov/disorders/joubert/joubert.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Joubert_syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!