Síndrome de Merkel-Gruber

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Merkel-Gruber consiste em uma rara e letal desordem genética, caracterizada por displasia renal cística, malformações do sistema nervoso, polidactilia, alterações de desenvolvimento hepático e hipoplasia pulmonar.

Foi descrita primeiramente por Merkel, no ano de 1822 e, posteriormente, em 1934, por Gruber, nomeando-a de “disencefalia esplanquinocística”.

Sua incidência não é bem conhecida. Alguns autores acreditam que acometa entre 0,07 a 0,7 a cada 10.000 nascimentos, embora seja mais frequente em outros locais, como na Finlândia, afetando 1,1:10.000 indivíduos. Estima-se também que este transtorno corresponda a 5% da totalidade dos defeitos congênitos de tubo neural.

Esta desordem genética é transmissão autossômica recessiva, com a mutação localizada no braço longo do cromossomo 17.

As manifestações clínicas incluem:

O diagnóstico pode ser feito ao nascimento, com base nas características físicas exibidas pela criança, ou por meio de ultrassonografia no pré-natal, comumente dentro do segundo trimestre de gestação.

Esta desordem é letal. Devido a sua gravidade, um lactente com esta síndrome será ou natimorto ou morrerá logo após o nascimento. Alguns poucos sobrevivem alguns meses, mas com uma precária qualidade de vida.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Meckel-Gruber
http://www.spr.org.br/files/public/magazine/public_96/9-12.pdf
http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?id=491&langType=1046

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!