Síndrome de Rett

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Rett é uma anomalia localizada no gene MECP2 localizado no cromossomo X, responsável por levar a desordens neurológicas. Esta doença aloja-se por volta do primeiro ano de vida de um indivíduo, porém não é congênita. Aparece como resultado de um defeito no gene anteriormente citado. Como os indivíduos do sexo masculino apresentam apenas uma cópia de X (compondo par com o Y), estes desenvolvem uma doença severa que progride com dificuldade respiratória. É raro uma criança do sexo masculino portadora dessa síndrome sobreviver por mais de dois anos.

Quando se trata de indivíduos do sexo feminino, estas podem sobreviver por sessenta a setenta anos. Como apresentam dois cromossomos X, são mais protegidas, pois caso o gene MECP2 de algum deles sofra mutação, a cópia normal existente no outro irá contrabalancear parcialmente o desequilíbrio gerado.

As meninas apresentam comportamento normal até o primeiro ano de vida, sendo que a partir daí, os pais começam a notar uma regressão no desenvolvimento da filha, pois esta passa a não pronunciar palavras já conhecidas, torna-se introspectiva, desinteressada e perdem a capacidade de executar determinados movimentos. Por conseguinte, elas tornam-se ansiosas, irritadiças e começam a desenvolver movimentos estereotipados com as mãos. Posteriormente, estas meninas apresentam a capacidade de recuperar parte da habilidade de sociabilidade; contudo, o acometimento das funções cognitivas e motoras normalmente é grave, chegando a impedir que levem uma vida por contra própria.

Estudos realizados recentemente têm evidenciado que essas mutações não são exclusivas das meninas portadoras dessa síndrome. Podem vir a aparecer em casos de autismo, esquizofrenia, epilepsia e retardo mental.

Todo gene tem como função a codificação de uma proteína. A proteína codificada pelo gene MECP2 é encontrada em grande parte dos neurônios, compondo um grupo de proteínas denominadas “silenciadoras”, pois bloqueiam a função de certos genes.

Mutações no gene em questão causam alterações na estrutura da proteína por ele codificada. Deste modo, ela é impedida de exercer sua função silenciadora sobre um gene altamente ativo no sistema nervoso, sendo este um gene responsável pela codificação de uma proteína chamada de BDNF, imprescindível para o ajuste fino na concepção de novas sinapses.

No início da vida, as sinapses seguem a programação genética, sendo que a interação com o meio é que determina o ajuste fino das conexões necessárias para o desenvolvimento. Desta maneira, é  compreensível o fato das primeiras manifestações clínicas da síndrome de Reitt surgirem dentro do primeiro ano de vida de um indivíduo, período no qual o cérebro é forçado a exibir a plasticidade condicionada pela experiência.

Além das manifestações clínicas já citadas, outras que podem estar presentes são:

O diagnóstico é feito por meio do quadro e histórico clínico, com confirmação laboratorial através do estudo genético de mutações no gene MECP2, sendo essencial a presença do quadro clínico e da anomalia genética.

Não existe cura para esta síndrome, mas os indivíduos acometidos devem receber tratamento para problemas ligados a essa condição. O tratamento das alterações motoras baseia-se em uma terapêutica multidisciplinar (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo), visando manter e potencializar ao máximo as funções motoras, bem como encorajar a interação social.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Rett
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/5150/sindrome-de-rett
https://web.archive.org/web/20101023164110/http://www.presenteparahomem.com.br:80/doencas-geneticas-sindrome-de-rett/
https://web.archive.org/web/20121215023614/http://www.tuasaude.com/sintomas-da-sindrome-de-rett-2/
http://www.copacabanarunners.net/sindrome-rett.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!