Síndrome de Zieve

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Zieve, também conhecida como anemia hemolítica alcoólica, consiste em um distúrbio metabólico agudo, resultante da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas. Clinicamente, este transtorno caracteriza-se por anemia hemolítica, hiperlipoproteinemia, icterícia e dor abdominal.

Foi descrita pela primeira vez no ano de 1958, pelo médico Leslie Zieve, quando o mesmo relatou 20 casos semelhantes, nos quais os pacientes apresentavam doença hepática alcoólica, anemia hemolítica e hipertrigliceridemia, que acompanhou ao longo de 8 anos. Embora após os primeiros anos da descrição da desordem a maior parte dos especialistas questionarem a existência deste transtorno, atualmente a síndrome de Zieve é completamente aceita.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue e de imagem, como ultrassonografia abdominal, sendo confirmado por meio de biópsia hepática.

A gestão consiste na suspensão do consumo de bebidas alcoólicas.

Até os dias de hoje não se conhece muito a respeito da síndrome, sendo que até momento não foi elucidado o fatores determinam o surgimento da hemólise nesses pacientes.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Zieve's_syndrome
http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=s0212-71992002000400012&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!