Tricotiodistrofia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A tricotiodistrofia (TTD) é um termo que designa uma doença neuroectodérmica, autossômica recessiva, que se caracterizada por cabelos ralos, pequenos, quebradiços e couro cabeludo frágil. Análises químicas realizadas em cabelos de portadores dessa doença revelam uma reduzida concentração de enxofre, apresentando em sua composição o aminoácido cisteína.

A sintomatologia relacionada com a tricotiodistrofia envolve diversas anormalidades em órgãos oriundos da ectoderme e neuroectoderme. Além das alterações nos cabeos e pelos dos cílios e sobrancelhas, pode haver a presença de características faciais peculiares, como queixo retraído, orelha de abano, entre outras.

Frequentemente, a TTD é associada com retardo mental, rouquidão, malformações urológicas, hipogonadismo, distrofia ungueal e, ocasionalmente, fotossenssibilidade e osteosclerose da coluna lombar.

O diagnóstico pode ser obtido através de exames laboratoriais do cabelo, como a microscopia de luz polarizante (padrão de rabo-de-tigre), microscopia eletrônica e análise de aminoácidos do cabelo hidrolisado com um foco de cisteína. Todavia, somente poucas instituições determinam a composição de aminoácidos do cabelo humano e amostras ungueais, procedimento que necessita de um preparo especial da amostra.

Não existe um tratamento específico para a TTD, sendo realizado somente um tratamento sintomático juntamente com acompanhamento psicológico e fotoproteção.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20090206173258/http://drashirleydecampos.com.br:80/noticias/12497
http://genoma.ib.usp.br/?page_id=934
http://www.medigraphic.com/pdfs/derma/cd-2007/cd073i.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!