Exercícios - Desastre ambiental

Lista de questões de vestibulares e do Enem sobre os desastres ambientais.
Ler artigo Desastre ambiental.

Exercício 1: (UFRGS 2017)

O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015, considerado o maior desastre ambiental do Brasil, causou uma enxurrada de lama com rejeitos, na região de Mariana (MG).

Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências desse desastre.

I - O impacto ambiental do rompimento, que vazou 35 bilhões de litros de rejeitos de minérios, atingiu a vida aquática, as faixas de matas ciliares, bem como o litoral do Espírito Santo.
II - A lama contaminada, oriunda da barragem, abalou o abastecimento de água de várias cidades ao longo da bacia do Rio Doce.
III - A lama contaminada modificou a composição do solo, ao longo de 650 km do Rio Doce e seus afluentes, tornando-o improdutivo naqueles locais em que houve a deposição dos sedimentos.

Quais estão corretas?


Exercício 2: (PUC-SP 2018/1)

Este já foi o quarto maior lago do mundo, está localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão e é alimentado pelos rios Amu Darya e Syr Darya, cujas nascentes localizavam-se nas montanhas próximas. Seu nome significa “mar de ilhas” em função das mais de 1500 ilhas que existiam no local. Este lago de água salgada já possuiu 68000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas tem encolhido gradualmente desde os anos 1960. As imagens de satélite mostram as transformações no lago entre 1989 e 2009.

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica CORRETAMENTE o nome do lago em questão bem como os motivos que levaram à situação mostrada pelas imagens de satélite.