Exercícios - Economia da China

Lista de questões de vestibulares sobre a economia chinesa.
Ler artigo Economia da China.

Exercício 1: (UFSC 2014)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 2: (UDESC 2019/2)

Ao longo das últimas décadas, a China apresentou taxas muito elevadas de crescimento econômico, destacando-se como a mais nova grande potência emergente no cenário mundial. Sobre o crescimento econômico chinês, analise as proposições.

I. As grandes mudanças econômicas ocorreram a partir do final da década de 1970, quando o governo de Deng Xiaoping, que assumiu o poder após a morte de Mao Tsé-Tung, promoveu um amplo conjunto de reformas nas áreas da agricultura, ciência, tecnologia e defesa, acompanhadas pela abertura econômica do país, mesmo sob o rígido controle político do partido comunista.

II. Em 1949, os dirigentes do Partido Comunista Chinês (PCC), liderados por Mao Tsé-Tung, buscaram acelerar o crescimento econômico do país, investindo no desenvolvimento do setor primário e terciário, sobretudo, no comércio de produtos.

III. As chamadas Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), criadas nas províncias litorâneas da costa leste do país, como Xiamen, Shantou e Shenzen, permitiram a entrada de grandes empresas estrangeiras (estadunidenses e europeias) que, além de aproveitarem os impostos reduzidos e a mão de obra barata, trouxeram enormes investimentos em capital e tecnologia à região.

IV. A China adotou um sistema político-econômico denominado economia socialista de mercado.

Assinale a alternativa correta.