Como apresentar trabalhos escolares em grupo?

Por Lívia Carvalho Dias Bello

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Categorias: Comunicação, Educação
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Para felicidade de uns, para infelicidade de outros, os trabalhos escolares em grupos são cada vez mais comuns, tanto no ensino médio quanto no fundamental.

Muitos alunos têm verdadeiro pavor desses momentos, mas, como, nos dias de hoje, praticamente todas as profissões exigem apresentações em público, é melhor ir se acostumando com isso desde o colégio.

Existem muitas técnicas para nos sairmos bem durante uma apresentação de trabalho, seja ela em grupo ou individual. O importante é ter em mente que é possível superar o medo e a timidez e, aos poucos, falar em público poderá ser até prazeroso. Listamos algumas dessas técnicas. Confira!

Foto: Rawpixel.com / Shutterstock.com

1. Cuidados para antes da sua apresentação

Se você pensa que as técnicas para uma boa apresentação começam quando você já está em frente à sala, prestes a soltar a voz, está muito enganado. Existem cuidados que devem ser aplicados bem antes disso! Alguns deles são:

2. Técnicas para aplicar durante a apresentação

Quando você apresenta um trabalho, está falando para seus colegas de turma e seu professor, que são pessoas com as quais você já tem uma certa intimidade, não é mesmo? Ainda assim, procure falar de uma forma interessante, para que todos possam disfrutar da apresentação de seu trabalho.

Algumas dicas bastante úteis são:

Cuidados para trabalhos em grupo

Todas as dicas que vimos até então valem para trabalhos individuais e grupais. No entanto, para as apresentações em grupo, existem outros passos importantes:

Boa sorte!

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!