Rubem Alves

Por Thaciane Rollemberg Ramos

Graduada em Letras - Literatura e Língua Portuguesa (UNIABEU, 2015)

Categorias: Biografias, Escritores
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Rubem Alves nasceu em Boa Esperança (naquela época, Dores da Boa Esperança), Minas Gerais, no dia 15 de Setembro de 1933.

Em 1945 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde sofria com o deboche de seus colegas de colégio a respeito de seu sotaque mineiro. Por não ter amigos, buscou refúgio na religião. Foi bem sucedido nos estudos sobre religião, e iniciou carreira como pastor de sua própria igreja, no interior de Minas Gerais.

Estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas, São Paulo no período de 1953 a 1957, transferindo-se para Lavras, Minas Gerais, em 1958, onde exerceu funções de pastor por alguns anos filiado à Igreja Presbiteriana do Brasil. Rubem Alves recebeu o Prêmio de 1° lugar em Artilharia ao concluir o curso de CPOR (Centro de Preparo de Oficiais da Reserva) no estado de São Paulo em 1954. Dois anos depois recebeu o diploma de Habilitação em Piano, que lhe concedia o direito de lecionar no Conservatório Carlos Gomes. Em 1957 tornou-se Bacharel em Teologia.

No dia 07 de Fevereiro de 1959 casou-se e teve três filhos: Sérgio, Marcos e Raquel, sendo ela a inspiração para a produção de seus contos infantis.

No ano de 1963 iniciou o curso de Pós-Graduação no The Union Theological Seminary e tornou-se Mestre em Teologia em Nova York, Estados Unidos.

Em 1968, já de volta ao Brasil, foi perseguido pelo regime militar, retornando para os Estados Unidos neste mesmo ano, e iniciando o doutorado em Filosofia na Princeton Theological Seminary. Quando retornou ao Brasil, passou pelo desemprego e depois de algum tempo conseguiu lecionar filosofia na Universidade de Campinas.

No ano de 1973 pediu transferência para a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, atuando como professor-adjunto na Faculdade de Educação.

Em 1974, conquistou o cargo de professor-titular de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na UNICAMP. Foi eleito representante dos professores titulares junto ao Conselho Universitário, Diretor de Assessoria de relações Internacionais, e Diretor de Assessoria Especial para Assuntos de Ensino, além de outros grandes feitos em sua carreira na Universidade.

Na década de 80 tornou-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise, e passou a escrever para grandes jornais sobre psicologia e comportamento.

No ano de 1988 foi professor-visitante na Universidade de Birmingham, Inglaterra, e posteriormente, à convite da Rockefeller Foundation, esteve na Itália fazendo residência.

Tornou-se membro da Academia Campinense de Letras, professor-emérito da UNICAMP, e cidadão-honorário de Campinas, onde recebeu uma medalha por sua contribuição à cultura.

Em 1994 divorciou-se de Lidia e iniciou um relacionamento com sua nova amada Thais Couto. Um ano depois, Rubem recebe o título de Professor Emérito da Unicamp e posteriormente, o título de cidadão campineiro em 1996. Em diante colecionou diversos prêmios, como “Prêmio PNE” e “Prêmio Jabuti”.

Já em 2010, casou-se novamente com sua primeira esposa, Livia. Mas fora atingido pelo Mal de Parkinson, que afetou definitivamente suas atividades corriqueiras e o enfraqueceu gradativamente, vindo a falecer em Campinas, no dia 19 de Julho de 2014.

Deixando para as gerações futuras um grande legado com 146 obras escritas e publicadas no Brasil e em diversos países.

Principais obras:

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!