Cisternografia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A cisternografia consiste em um exame radiológico da cabeça, que tem por objetivo estudar o funcionamento do cérebro, possibilitando avaliar e evidenciar alterações no fluxo do líquido cefalorraquidiano no espaço subaracnóideo e diagnosticar patologias como, por exemplo, a hidrocefalia.

Durante a realização deste exame, injeta-se o radiofármaco via punção lombar, sendo necessário realizar diversas sessões de imagens cerebrais, que devem ser reproduzidas durante dois ou três dias seguidos. Em certos casos é necessário que o paciente seja internado e muitas vezes, sedado.

A cisternografia é contra-indicada em casos de aumento de pressão intracraniana, em gestantes e lactantes, em consequência do risco oferecida ao feto pela radiação e da escassez de pesquisas que determinem os reais riscos sobre a lactação.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/cisternografia/
http://www.hospitaldaluz.pt/PopUp.aspx?showArtigoId=287&PopUp=1
Foto: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-15322008000300013&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!