Espirometria

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A espirometria (termo oriundo do latim spirare = respirar; metrum = medida), também chamada de exame do sopro, prova da função pulmonar ou prova respiratória, trata-se de um exame do pulmão capaz de verificar os diversos volumes e fluxos pulmonares.

Este exame pode ser realizado por médicos pneumologistas e/ou cardiopneumologistas e fisioterapeutas e é capaz de medir a velocidade e a quantidade de ar que adentra e sai dos pulmões de um indivíduo.

Consiste em um exame não invasivo e indolor, apresentando em raros casos potencial risco ao paciente em decorrência das manobras necessárias para a sua realização.

Realiza-se a espirometria por meio de diversas manobras respiratórias pela boca através de um tubo conectado a um aparelho denominado espirômetro, o qual registra o volume e a velocidade do ar respirado. Resumidamente, sentado, o paciente respira por meio de um tubo ligado ao espirômetro, existindo um feixe de borracha que tampa o nariz, uma vez que não se pode desperdiçar o ar respirado pelo paciente. O profissional que guia o exame pode pedir ao paciente para este:

Este exame pode ser solicitado para pesquisar patologias respiratórias, como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bem como no acompanhamento da evolução de outras patologias respiratórias.

Anteriormente ao exame, devem ser adotadas algumas medidas, como:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espirometria
http://www.neolabor.com.br/espirometria_analisepericial.htm
http://www.espirometria.com.br/
http://www.institutosomed.com.br/exames/pneumologia-otorrinolaringologia/espirometria/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!