Fetoscopia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A fetoscopia consiste em um procedimento endoscópico realizado durante a gestação, por meio de um instrumento denominado fetoscópio, com o objetivo de avaliar ou tratar o feto durante o período gestacional.

Existem dois tipos distintos de fetoscopia: interna (ou endoscópica) e externa.

Fetoscopia interna ou endoscópica

É feita utilizando-se um endoscópio de fibra óptica, o fetoscópio, que é inserido na cavidade uterina, tanto por via transabdominal (através do abdômen) ou via transcervical (através do colo uterino). O objetivo deste exame é visualizar o feto para obter amostras de tecido, ou realizar uma cirurgia no mesmo.

É muito utilizado para tratar problemas congênitos complexos, que podem complicar o parto ou que podem evoluir rapidamente após o nascimento, levando à significativa incapacidade ou morte.

Algumas das anormalidades congênitas que podem ser tratadas por meio desta técnica incluem:

Anteriormente, as cirurgias fetais eram realizadas abrindo-se o abdômen da gestante, fato que acarretava maiores riscos como ruptura prematura das membranas gestacionais, infecções ou até morte fetal. Todavia, quando a cirurgia é feita por meio da fetoscopia transabdominal, por exemplo, a incisão é muito menor e, consequentemente, os riscos também.

Fetoscopia externa

O fetoscópio externo é semelhante a um estetoscópio. É utilizado externamente, sobre a região abdominal da gestante, e visa auscultar os batimentos cardíacos do feto.

Trata-se de um procedimento barato, não invasivo; contudo, antes das 18 a 20 semanas de gestação, não é fácil detectar os batimentos cardíacos fetais, sendo mais indicada, nesse período, a realização de ultrassonografia com Doppler para tal.

O risco deste tipo de procedimento é a não identificação de um ritmo cardíaco anormal, sendo que a sua precisão fica na dependência da prática e habilidade do profissional que está realizando-a.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fetoscopy
http://www.pregnancy-calendars.net/fetoscopy.aspxhttp://www.surgeryencyclopedia.com/Ce-Fi/Fetoscopy.html
http://www.laparoscopyhospital.com/fetoscopy.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!