Histerossonografia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A histerossonografia, também conhecida como sonohisterografia, consiste em uma variação da ultra-sonografia transvaginal, no qual é introduzida uma infusão de soro fisiológico no útero para a avaliação desse órgão.

Tipicamente, este exame é antecedido por uma ultra-sonografia endovaginal normal, com o objetivo de avaliar o útero e ovários, sendo indicado em casos de sangramento vaginal, endométrio que apresenta alterações na ultra-sonografia convencional, casos de infertilidade, abortos copiosos e afecções miometriais que se estendem para a luz uterina.

Este exame é realizado colocando-se um espéculo para identificação do orifício externo e colo do útero. Por conseguinte, realiza-se uma anti-sepsia do colo, introduzindo-se um cateter flexível que possui um balão inflável na sua extremidade, sendo este responsável por realizar a obstrução do canal cervical. Depois de realizada a fixação do cateter, remove-se o espéculo e introduz-se o transdutor endovaginal, dando início a gradual infusão de soro fisiológico (que varia de 5 a 10 ml), responsável por distender a cavidade uterina. Durante a realização do exame, a paciente pode sentir cólicas ocasionais, decorrentes da administração do soro na cavidade uterina. Após o exame, a paciente deve ser capaz de retomar suas atividades normais imediatamente.

A histerossonografia habitualmente é programada para uma semana após findada a menstruação, período em que o revestimento uterino é classificado como “normal”. Contudo, o momento do exame pode variar de acordo com a sintomatologia apresentada pelo paciente e com a suspeita.

Certos fatores dificultam a realização deste exame, como é o caso da estenose cervical (especialmente em mulheres menopausadas), aderências ou massas de grandes dimensões, impossibilitando a passagem e/ou a fixação do cateter ou a distensão do útero. Infrequentemente ocorre uma infecção decorrente de uma contaminação durante o exame.

O exame é interpretado por um médico radiologista, responsável por analisar as imagens e emitir o laudo.

Fontes:
http://www.fleury.com.br/Medicos/SaudeEmDia/Artigos/Pages/Histerossonografia.aspx
http://www.pacientesonline.com.br/exames/exames-de-imagem/item/5852-histerossonografia
http://www.tuasaude.com/histerossonografia/
http://www.rgimaging.com/us_hysteros.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!