Laringoscopia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Laringoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar afecções das vias aéreas altas (nariz, faringe e laringe), por meio de um aparelho denominado laringoscópio, que possui uma mini-câmera em sua extremidade.

Este procedimento dura de 5 a 10 min, normalmente, e deve ser realizado sob anestesia tópica da faringe e laringe supraglótica. O paciente encontra-se sentado e, normalmente, introduz-se o laringoscópio pela boca até alcançar a faringe. O médico visualiza no monitor os locais por onde o aparelho passa. Uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar ânsia de vômito quando o aparelho atravessa a garganta, podendo ser necessária a sedação deste, ou então, a realização do exame pelo nariz (nasolaringoscopia). Este procedimento normalmente é realizado em crianças.

Caso o médico observe alguma lesão, pode ser necessária a realização de biópsia, devendo, portanto, sedar ou anestesiar o paciente.

A laringoscopia é indicada em indivíduos que apresentam rouquidão por um longo período de tempo (disfonia), refluxo laringe-faringe (pigarro), tosse persistente, dor prolongada, sensação de corpo estranho e falta de ar.

O exame é contra-indicado em casos de pacientes que possuem cardiopatias graves, que são alérgicos aos fármacos utilizados no procedimento, que apresentam doenças pulmonares crônicas, distúrbios neurológicos, entre outras características que o médico deve avaliar antes da realização do exame.

Após o exame, existem algumas recomendações que devem ser seguidas. São elas:

Fontes:
https://web.archive.org/web/20170102061713/http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/l/3098-Laringoscopia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laringoscopia
http://marcelogregorio.site.med.br/index.asp?PageName=Laringoscopia
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=205
https://web.archive.org/web/20211201055853/http://marloscoelho.com.br/conteudo.php?area=endoscopia_respiratoria&idioma=1

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!