Mielografia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A mielografia consiste em um exame de imagem, que inclui a introdução de uma agulha no interior do espaço subaracnóide espinhal (procedimento conhecido como punção lombar), administrando-se então uma substância de contraste, a fim de torná-la visível aos exames radiográficos ou tomografias computadorizadas.

Há alguns anos atrás a mielografia era um procedimento realizado somente em casos especiais; todavia, nos dias de hoje, com o avanço tecnológico e o aperfeiçoamento dos meios de contrastes, trata-se de mais um exame contrastado de rotina.

Para a realização do exame, o paciente normalmente é posicionado de lado com as pernas flexionadas ou sentado. Realiza-se uma antissepsia no local onde será feita a punção lombar é e, por conseguinte, é feita uma anestesia local. Em sequencia, introduz-se o contraste no interior do espaço subaracnóide. Normalmente o paciente é colocado sobre uma mesa que pode girar ou inclinar para fazer o contraste fluir em direção à cabeça ou aos pés, dependendo da região que se deseja examinar. Em seguida, são feitas radiografias da coluna, que podem ser complementadas com a tomografia computadorizada.

Mielografia. Créditos: Suttha Burawonk / Shutterstock.com

Este procedimento é indicado para detectar diferentes condições, sendo as mais comuns tumorações malignas ou benignas, cistos ou núcleo pulposo herniado. Nos casos de existência de alguma patologia, a mielografia auxilia no dimensionamento da lesão.

Este procedimento é relativamente seguro e indolor, sendo que nenhuma radiação permanece no organismo após a realização do mesmo. Contudo, sempre existe um risco, mesmo que mínimo, de surgir neoplasias em decorrência da radiação utilizada durante a radiografia, portanto, o benefício do diagnóstico deve superar o risco. Além disso, embora ocorra raramente, existe a possibilidade de surgir cefaleia após a punção, bem como reações adversas ao contraste injetado, que geralmente são leves, como erupções cutâneas, prurido, espirros e náuseas; as reações mais graves, envolvendo coração e pulmões, são raras. É incomum, mas pode ocorrer lesão de nervos e sangramento ao redor das raízes nervosas no interior do canal vertebral. Além disso, pode haver a inflamação e infecção das meninges (membranas que recobrem o sistema nervoso central). Convulsões são complicações extremamente raras da mielografia.

Fontes:
http://marcotuliosette.site.med.br/index.asp?PageName=Mielografia
http://www.radiologyinfo.org/en/info.cfm?pg=myelography
http://de.wikipedia.org/wiki/Myelografie

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!