Mielograma

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O mielograma, também chamado de medulograma, é um dos exames que avaliam a medula óssea.

Anatomicamente, a medula óssea está localizada no interior dos ossos. Deste modo, o mielograma e realizado por meio de uma punção óssea, seguida de aspiração, sendo necessária a aplicação de anestesia local (em certos casos, pode ser realizada uma sedação e/ou analgesia sistêmica). Os ossos no qual normalmente realiza-se este procedimento são: o ilíaco, o esterno e a tíbia (este em crianças). Outro exame complementar ao mielograma é a biópsia medular (BMO), feita por meio de técnica similar; contudo, é contra-indicada a realização desta no esterno, sendo habitualmente feita na crista ilíaca.

Por meio desta técnica, é possível avaliar e quantificar as células que originam os leucócitos (glóbulos brancos), hemácias e plaquetas, podendo ser utilizada para diagnóstico de determinadas neoplasias, como leucemia, displasias ou aplasias sanguíneas.

No link abaixo é possível assistir à um vídeo sobre o procedimento para realização do mielograma:

http://www.youtube.com/watch?v=ID8Y0cZAsXo

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mielograma
https://web.archive.org/web/20101110150104/http://www.ameo.org.br/interna2.php?id=8

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!