Teste de Gravidez

Por Douglas Madeira Fernandes
Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os testes de gravidez são usados para detectar se houve ou não a fecundação do espermatozoide (masculino) no óvulo (feminino), mas nem sempre os exames dão um diagnóstico correto, existem os chamados "falso positivo" e "falso negativo", que ocorrem quando o exame não é realizado de forma correta ou por falha do aparelho examinador.

Teste de gravidez de farmácia

Também devemos levar em consideração que a gravidez é constituída de vários processos que devem ocorrer de forma precisa e organizada para que não seja interrompida antes da hora.

Os testes de gravidez são muito procurados após uma relação sexual sem 0 uso de algum tipo de anticoncepcional ou quando a menstruação da mulher esta atrasada mais do que o de costume, só que devemos saber que do momento da ejaculação até a fecundação existe uma janela (tempo para o espermatozoide chegar até o óvulo) por isso não se realiza um exame logo após uma relação.

Existem vários tipos de exames para detecção da gravidez, cada um com sua especificação e forma de realização.

Apesar de existirem vários tipos de testes, os mais precisos são os exames que medem a dosagem hormonal e de preferência a Gonadotrofina Coriônica Humana ou HCG. Apesar de poder ser dosado tanto na urina quanto no sangue, a dosagem sanguínea laboratorial é a que possui maior sensibilidade (quanto maior a sensibilidade maior a capacidade de precisão no diagnóstico, diminui a chance de ocorrer um falso negativo ou positivo).

A dosagem sanguínea do hormônio HCG é realizada desde com a separação do soro (parte líquida do sangue) para análise. Neste soro contém o Hormônio HCG e para o exame de gravidez é mais rápido, prático e preciso que se dose apenas a porção beta do HCG por isso o exame também pode ser chamado de Beta-HCG.

Os níveis de HCG começam a se elevar entre o 6º e 8º dia após a fecundação (após o processo de Implantação do óvulo fecundado no útero)

Teste de gravidez laboratorial

Os níveis normais de HCG no sangue devem estar abaixo de 5 mIU/ml para que se considere um teste negativo.

Níveis variando de  5 mIU/ml até 25 mIU/ml  os testes são descritos como indefinidos, podem significar uma gravidez muito recente pelo fato o hormônio não ter sido produzido em grande escala e ser detectado no sangue nestes casos pode ocorrer algum tipo de "falso" . Nesse caso deve-se repetir o exame após 3 dias.

Valores superiores a 25 mIU/ ml podem ser considerados positivos, lembrando que os níveis de HCG podem dobrar ou triplicar a cada 24-48 Hs podendo chegar a  níveis superiores a 150.000 mIU/ml.

Após a 10º semana os níveis retornam para mais ou menos 10.000 mIU/ml e estabilizam.

Os testes de gravidez vendidos em farmácias (em média R$ 8,00 ) existem desde a década de 1970, e por serem mais confortáveis, discretos e não serem invasivos ganharam o mercado rápido. O processo é o mesmo e se baseia na dosagem de HCG, só que ao invés de sanguíneo o HCG urinário que tem níveis menores, mas depois de alguns dias após a fecundação ( 20 - 30 dias ) a sensibilidade pode chegar a 99%,  praticamente deixando o resultado isento de "falsos".

Fontes:
http://www.mdsaude.com/2009/06/sintomas-de-gravidez-teste-de-gravidez.html
http://bebe.abril.com.br/materia/teste-de-gravidez
http://www.plugbr.net/teste-de-gravidez-quando-realizar-precisao-e-quanto-custa-o-teste/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!