Tomografia por emissão de pósitrons (PET)

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

PET, sigla que em inglês significa tomografia por emissão de pósitrons, trata-se de um exame de imagem da medicina nuclear que possibilita a realização do mapeamento da atividade metabólica de diversos sistemas do corpo humano.

Atualmente as siglas PET-CT e PET-Scan possuem o mesmo significado, pois já tem vários anos que não é fabricado o equipamento de PET simples (sem CT, sigla em inglês para tomografia computadorizada). No Brasil, praticamente todos os aparelhos de PET correspondem a PET-CT.

Este exame é feito injetando-se glicose juntamente com um elemento químico, geralmente radioativo. Subsequentemente a administração desse composto, são realizadas as imagens.

O aparelho de PET-CT/Scan capta os sinais radioativos emitidos pelo flúor-18, traduzindo-os em imagens, determinando, deste modo, os locais onde este açúcar está presente, evidenciando o metabolismo da glicose. O equipamento utilizado neste exame gera imagens tridimensionais da área, mais nítidas do que os demais exames utilizados na medicina nuclear.

O metabolismo da glicose é altamente importante, uma vez que a maior parte das células neoplásicas utiliza uma quantidade significativamente superior deste açúcar como fonte de energia, quando em comparação com as células normais.

O PET-CT pode ser utilizado para investigação de neoplasias, distúrbios neurológicos ou cardíacos:

Fontes:
http://portaldaradiologia.com/?p=2489
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomografia_por_emiss%C3%A3o_de_positr%C3%B5es
http://www.cetac.com.br/pet_ct_o_que_e.html
http://www.imaginologia.com.br/dow/exames/Indicacoes-PET-CT.pdf
http://www.quantamn.com.br/nvoste2/index.php/informacoes-de-exams/informacoes-ao-paciente/15-infospacientepetct

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!