Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular ACAFE 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Assinale a frase em que o pronome destacado em negrito está corretamente empregado.
Esse projeto é de 1998, onde a avenida ainda não tinha sido construída.
Amigo, me permita abraçar-lhe e cumprimentar-lhe pelo sucesso de seu livro.
Segundo o relatório técnico, tanto o prédio da prefeitura quanto o terminal rodoviário precisam de reparos: este localizado no final da Av. Salomé; aquele, no alto da Praça 23 de Maio.
Senhor Diretor, vosso filho já lhe telefonou e pediu para o avisar que vai atrasar-se.
Sem garantias mínimas de sua parte, nós não vamos poder se comprometer com a entrega do carro para ti no prazo
Deve ser marcada a alternativa em que o uso do pronome em destaque está adequado.
A alternativa correta é a letra C - “Segundo o relatório técnico, tanto o prédio da prefeitura quanto o terminal rodoviário precisam de reparos: este localizado no final da Av. Salomé; aquele, no alto da Praça 23 de Maio.”
Ambos os pronomes em destaque estão empregados adequadamente segundo os parâmetros da língua padrão.
Letra A - “Esse projeto é de 1998, onde a avenida ainda não tinha sido construída.” - o equívoco aqui é no uso do pronome relativo “onde” referindo-se a uma ideia de tempo “1998” e não de lugar.
Letra B - “Amigo, me permita abraçar-lhe e cumprimentar-lhe pelo sucesso de seu livro.”
Os três pronomes utilizados na frase estão inadequados. O pronome “me” deveria estar após o verbo “permita-me”, pois em início de frases utiliza-se a ênclise. O pronome “lhe”, nas duas ocorrências, está assumindo a função de objeto direto, ou seja, não pode ser utilizado neste caso. O pronome adequado seria o pronome oblíquo “o”, pois os verbos “abraçar” e “cumprimentar” são transitivos diretos: “[...] permita-me abraçá-lo e cumprimentá-lo”.
Letra D - “Senhor Diretor, vosso filho já lhe telefonou e pediu para o avisar que vai atrasar-se.”
O pronome “vosso” deveria ser substituído por “seu”, pois estamos tratando com a conjugação da terceira pessoa, determinada pelo pronome de tratamento “senhor”.
O pronome “lhe” está utilizado corretamente.
O pronome “o” está inadequado e deveria ser substituído por “lhe”, pois se trata de um objeto indireto.
O pronome “se” está inadequado, pois como há a presença da palavra atrativa “que”, ele deveria vir antes e não após o verbo.
Letra E - “Sem garantias mínimas de sua parte, nós não vamos poder se comprometer com a entrega do carro para ti no prazo.”
O uso do pronome “se” é inadequado, já que estamos utilizando a primeira pessoa do plural. O correto seria substituí-lo pelo pronome “nos”.
O uso do pronome “ti” também está equivocado, pois na primeira parte do período é determinado o uso da terceira pessoa para o interlocutor, através do pronome “sua”. Sendo assim, dever-se-ia continuar com a mesma pessoa do discurso, e substituir o pronome “ti” por “você”.
Assinale a frase correta quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência.
Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, mas, apesar do custo de vida ser menor.
O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei locamente apaixonada.
“O Estatuto da Cidade avançou com relação à CF, ao prever a obrigatoriedade do Plano Diretor não-só para cidades com mais de vinte mil habitantes (art. 182, parágrafo 2º), como também em outras hipóteses [...]”
O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.
A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.
Neste exercício deve ser assinalado o item que não apresenta nenhuma falha quanto a regras gramaticais, coesão e coerência. Este item é a letra E: "A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.".
Na letra A a falha se dá na coesão e coerência, pois os conectivos utilizados “mas, apesas de” não correspondem a correlação entre as duas frases, fazendo, até mesmo, com que o sentido do período fique incompleto. Uma sugestão para corrigir seria trocar pela locução conjuntiva “devido a”: "Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, devido ao custo de vida ser menor".
Na letra B há duas falhas gramaticais: a primeira é na colocação pronominal do pronome “ele” que não é utilizado como objeto direto. O correto seria utilizar o pronome oblíquo“o”: “Eu o conheci através da internet…”. A segunda é na grafia da palavra “locamente”: o correto seria “loucamente”.
A incorreção da letra C também é gramatical, através: 1. da utilização da vírgula após CF, que não é necessária, visto que se trata de uma relação temporal; 2. da utilização do hífen entre as palavras “não” e “só”, que são palavras distintas e não há motivo para serem ligadas por hífen.
Na letra D há algumas incorreções:
Corrigindo todo o período, ele ficaria assim: “O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre o estágio em que está o projeto e a execução do projeto: se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra, se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.”
Quanto á concordância verbal e nominal, todas as frases estão corretas, exceto a:
Na seleção dos informantes, serão selecionados aqueles que apresentarem um leque maior de conhecimentos sobre o tema.
Finalmente, está sendo discutido os termos da proposta de uso de nossas instalações por pessoas estranhas à repartição.
Para que a ação seja ajuizada, deve haver provas materiais e testemunhais, além de argumentos consistentes.
Há mais ou menos trinta dias, houve aqui duas festas sobre as quais muito ainda vai se falar.
Assim, explicamos que nossa relação com as entidades sindicais impõe certas condições e demandas que dificultam a correta interpretação dos fatos.
A frase que apresenta problemas quanto à concordância verbal e nominal é a que está presente na letra B - “Finalmente, está sendo discutido os termos da proposta de uso de nossas instalações por pessoas estranhas à repartição”. Corrigindo estas falhas, a frase ficaria assim:
“Finalmente, estão sendo discutidos os termos da proposta de uso de nossas instalações por pessoas estranhas à repartição”.
Os verbos “estão” e “discutidos” formam uma locução verbal que aponta para do sujeito “os termos da proposta…”, e portanto devem manter concordância com este.
Em relação à pontuação, assinale a alternativa correta.
De acordo com a assessoria de imprensa do MP cerca de 40 minutos após a evacuação do prédio, todos os funcionários voltaram ao serviço.
Num desses dias eu estava falando que queria retornar para a internet e ele me falou que tinha um site que ele queria montar mas não tinha tempo era um site de vídeos!
Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições do Ministério Público vêm se multiplicando, numa evidente prova de confiança do legislador, à qual o MP deverá corresponder com atuação eficiente.
Muitas vezes descendo ou subindo encontrei cardumes, golfinhos, plânctons gigantes.
As entidades monetárias internacionais e não nossos governantes, é que traçam os rumos econômicos e sociais do País
A questão pede para ser marcada a alternativa que está pontuada de maneira correta.
Letra A - “De acordo com a assessoria de imprensa do MP cerca de 40 minutos após a evacuação do prédio, todos os funcionários voltaram ao serviço.” - Deveria haver uma vírgula após a oração conformativa “de acordo com a assessoria de imprensa do MP”, pois as orações subordinadas, quando antepostas à oração principal, devem vir isoladas por vírgulas. A pontuação está incorreta.
Letra B - “Num desses dias eu estava falando que queria retornar para a internet e ele me falou que tinha um site que ele queria montar mas não tinha tempo era um site de vídeos!” - Deveria haver uma vírgula antes da conjunção “e”, para indicar que a segunda oração tem sujeito diferente da primeira. Os sujeitos são, respectivamente “eu” e “ele”. A pontuação está incorreta.
Letra C - “Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições do Ministério Público vêm se multiplicando, numa evidente prova de confiança do legislador, à qual o MP deverá corresponder com atuação eficiente.” - A pontuação está correta. As vírgulas estão separando as orações que fazem parte do período, fazendo com que a mensagem fique mais clara e fácil de se compreender.
Letra D - “Muitas vezes descendo ou subindo encontrei cardumes, golfinhos, plânctons gigantes.” - Deveria haver vírgulas isolando as orações reduzidas “descendo ou subindo” que estão intercaladas à oração principal. A pontuação está incorreta.
Letra E - “As entidades monetárias internacionais e não nossos governantes, é que traçam os rumos econômicos e sociais do País” - Nesta frase deveria haver vírgula antes do termo “e não nossos governantes”, isolando-o, uma vez que se trata de uma oração que está deslocada do final da frase para o meio dela. A pontuação está incorreta.
A resposta da questão, portanto, é a letra C.
Sobre a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é correto afirmar, exceto:
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade e publicidade, dentre outros.
A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, inicialmente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional.
É vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato.
O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo formal, dependendo, contudo, da esfera da Administração Pública.
Quanto às modalidades, limites e dispensa de Licitação, analise as afirmações a seguir.
I - Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número máximo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
II - Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo, por uma vez no Diário Oficial do Estado ou do Distrito Federal quando se tratar, respectivamente, de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal.
III - Concorrência é a modalidade de licitação en-tre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
IV - As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição interessada, salvo por motivo de interesse público, devidamente justificado, sendo que isto não impedirá a habilitação de interessados residentes ou sediados em outros locais.
V - Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o décimo dia anterior à data do recebimento das propostas.
Todas as afirmações corretas estão em:
I - II - III
I - III - IV
II - III - IV
III - IV - V
IV - V
Sobre Sistemas de Informações Geográficas – SIG analise as afirmações a seguir.
I - As bases de dados dos SIGs devem ser uma coleção estruturada de dados digitais espaciais e devem ter componentes gráficos (linhas, pontos, polígonos e imagens raster) e não gráficos (informação tabular).
II - Em ambientes coorporativos são ferramentas que possibilitam tomadas de decisões mais rápidas e seguras.
III - São sistemas computacionais que permitem ao usuário coletar, manusear e analisar dados georreferenciados.
IV - Computer Aided Cartography – CAC e SIG são sinônimos.
V - A integridade e a confiabilidade dos dados utilizados num SIG não são levadas em conta, uma vez que esses sistemas computacionais são programados para corrigir qualquer irregularidade nos dados utilizados.
I - II - IV
II - III - V
III - IV
Assinale a alternativa que contenha características da Projeção Cartográfica Universal Transversa de Mercator – UTM.
Cônica, conforme e secante.
Cilíndrica, conforme e secante.
Cônica, equivalente e secante.
Cilíndrica, equivalente e tangente.
Plana, conforme e secante.
Os termos geoprocessamento e sistema de informação geográfica têm sido utilizados equivocadamente como sinônimos. Nesse sentido, assinale a alternativa que não corresponde a uma tecnologia utilizada no geoprocessamento.
Sensoriamento remoto
Sistema de Informação Geográfica - SIG
Pergamum
Sistemas de Posicionamento Global - GPS
Computer Aided Design - CAD
Os profissionais que trabalham com sistemas de informação geográfica – SIG precisam conhecer o domínio da área, combinando conceitos e nomenclaturas correntes em informática com os conceitos e nomenclaturas utilizados nos SIG’s. Nesse contexto, correlacione os termos a seus respectivos conceitos.
( 1 ) Dados ( 2 ) Projeção cartográfica ( 3 ) Dígito ( 4 ) Projeção transversa de Mercátor ( 5 ) Projeção esteriográfica
( ) Sinal ou símbolo utilizado para representar uma quantidade específica de informação.
( ) Projeção conforme perspectiva sobre um plano tangente, em que o ponto de projeção se situa na extremidade oposta ao diâmetro da esfera, partindo do plano de tangência do plano.
( ) Técnica utilizada para representar, sobre uma superfície plana, por meio de processos de transformação geométrica, os fenômenos que ocorrem na natureza.
( ) Números, caracteres e símbolos que identificam, qualificam e quantificam fatos ou ocorrências e que ao serem processados resultam em informação.
( ) Projeção cilíndrica conforme que tem um giro de 90° em azimute. O meridiano central é representado por uma linha reta, que corresponde à linha do equador. Com exceção do meridiano central, nenhuma linha é reta, nem os paralelos geodésicos, nem os meridianos geográficos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
3 - 5 - 4 - 1 - 2
1 - 5 - 2 - 3 - 4
3 - 4 - 2 - 1 - 5
3 - 5 - 2 - 1 - 4
1 - 4 - 2 - 3 - 5