Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFF 2010. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O estudo do equilíbrio das populações utiliza conceitos matemáticos e biológicos. Dentre os biológicos, destaca-se o conceito de predação, relação entre presa e predador, que tende a estabelecer o equilíbrio entre esses indivíduos. Levando-se em consideração que não há interferência ou alteração dos fatores ambientais, assinale a opção que melhor representa um exemplo típico de predação, como é o caso observado entre populações de lebres e linces.
Após os trabalhos de Lavoisier, Dalton e outros, o estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los de acordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muito semelhantes, o que permite reuni-los em grupos. Desde o século XIX, várias tentativas foram feitas, sem grande sucesso. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869 por Mendeleev. Ele ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos. Com base na tabela periódica, pode-se constatar que:
a energia de ionização de um elemento é a energia máxima necessária para remover um elétron do átomo desse elemento no estado gasoso.
os elementos de transição interna são aqueles cujo subnível de maior energia da distribuição eletrônica de seus átomos é f.
a afinidade eletrônica ou eletroafinidade é a energia associada à saída de um elétron num átomo do elemento no estado gasoso.
as propriedades dos elementos são funções aperiódicas de seus números atômicos.
os elementos representativos são os elementos cujo subnível de menor energia da distribuição eletrônica de seus átomos é s ou p.
Vinhos resinados eram produzidos desde a Antiguidade até a Idade Média. Estudos de textos antigos descrevem a utilização de remédios, preparados através de processo de maceração, infusão ou decocção em mel, leite, óleo, água e bebidas alcoólicas, sendo as mais comuns vinho e cerveja. Pela análise química de resíduos de jarros de vinho, recentes estudos sugerem a presença de ervas em “prescrições médicas”. Essas conclusões se baseiam nas substâncias já identificadas, como as mostradas abaixo, e nos estudos de textos antigos.
Segundo as estruturas apresentadas, conclui-se que:
a substância denominada reteno é a mais ácida de todas.
existe apenas uma substância com anel aromático.
as cadeias apresentadas são somente alifáticas.
todas as substâncias têm carbono quiral presente em sua estrutura química.
em pelo menos uma, podem-se encontrar as funções orgânicas ácido carboxílico e cetona.
O álcool etílico pode ser encontrado tanto em bebidas alcoólicas quanto em produtos de uso doméstico e tem a seguinte estrutura química:
A diferença entre esses produtos comerciais está na concentração do etanol. Enquanto uma latinha de cerveja possui cerca de 6% do álcool, um litro do produto doméstico possui cerca de 96%, ou seja, uma concentração muito maior. Caso a energia acumulada, pelo consumo exagerado de algumas bebidas alcoólicas, não seja gasta, pode resultar, então, na famosa “barriga de cerveja”. O álcool altera o funcionamento normal do metabolismo. Em relação aos álcoois, é correto afirmar que:
o etanol é menos ácido do que o propano.
uma reação do 2-propanol com ácido sulfúrico e aquecimento pode levar a uma reação de eliminação (desidratação).
a oxidação do etanol na presença de ar atmosférico e sob ação de catalisador produz propanona e água.
o 2-propanol tem ponto de ebulição menor do que o etanol.
o éter etílico não pode ser obtido a partir do etanol.
Na presença de ar úmido ou de água que contém Oxigênio dissolvido, o Ferro é transformado num produto denominado ferrugem que não tem fórmula conhecida, mas que pode ser representada por Fe2O3 •x H2O. A reação que se processa é:
2Fe + 3/2 O2 + xH2O → Fe2O3 •x H2O
A ferrugem formada não adere à superfície do Ferro, mas separa-se na forma de flocos, deixando o metal exposto o que permite a continuação da reação. À medida que o Ferro vai se transformando em ferrugem, ele vai sofrendo corrosão. No caso de outros metais, quando expostos ao ar úmido, também ocorre reação semelhante, mas os óxidos formados aderem à superfície do metal e produzem uma película que protege o material.
Considerando essa reação do Ferro, pode-se afirmar que:
o produto da reação é o óxido ferroso hidratado.
o Oxigênio sofre um processo de redução.
o Ferro sofre um processo de redução.
a água sofre um processo de oxidação.
o óxido hidratado formado é classificado como um óxido neutro.
Um Universo em expansão, como o nosso, é um Universo com uma história. E o que aprendemos ao estudar essa história é que, à medida que o Universo se expande, a matéria se resfria. Esse resfriamento gradual permitiu que partículas, inicialmente livres, eventualmente formassem estruturas cada vez mais complexas: núcleos atômicos, átomos de hidrogênio e hélio, estrelas e planetas. Mas para que a vida seja possível, hidrogênio e hélio não bastam. Faltam os outros elementos: Carbono, Oxigênio, Ferro, Ouro... Eles são formados durante os momentos finais da vida de estrelas, em eventos conhecidos como explosões de supernova. Em relação aos elementos H, C, O e He e seus compostos, pode-se afirmar que são utilizados, respectivamente, em:
confecção de diamantes; eletrodos; ozonização; filtros para água e ar.
produção de diamantes; solda oxi-acetilênica; produção de margarina; filtros para água e ar.
produção de margarina; filtros para água e ar; balões meteorológicos; ozonização.
combustível de foguete; eletrodos; ozonização de água; balões meteorológicos.
combustível de foguete; ozonização de água; produção de margarina; balões meteorológicos.
Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr mostrou que as leis da Física Clássica não eram válidas para sistemas microscópicos, tais como o átomo e suas partículas constituintes. Bohr criou um novo modelo atômico, fundamentado na teoria dos quanta de Max Planck, estabelecendo alguns postulados. Assinale a opção que apresenta corretamente um dos postulados de Bohr.
O elétron pode-se mover em determinadas órbitas sem irradiar. Essas órbitas estáveis são denominadas “estados estacionários”.
É impossível determinar com precisão a posição e a velocidade instantâneas de uma partícula.
Um mesmo orbital não pode ter mais do que dois elétrons. Num orbital com dois elétrons, um deles tem spin + ½ e o outro - ½.
O elétron ao saltar de um nível de energia interno E1 para outro mais externo E2 emite um quantum de energia.
Num átomo, não existem dois elétrons com os quatro números quânticos iguais.
De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.
Monarquia censitária
Monarquia absoluta
Sistema parlamentar
Despotismo esclarecido
Sistema republicano
O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão:
“Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.
Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.
Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.
A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.
Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.
O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta.
A razão envenena o espírito humano com o fanatismo.