Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFMG 2010. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e interregional de passageiros.
as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
as rodovias, principal modalidade de transporte do País, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do País onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.
Analise, neste mapa de Minas Gerais, a localização das regiões I e II:
A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
na Região I, a rede hidrográfica é parte integrante da Bacia do Paraná e apresenta caráter perene, enquanto, na Região II, alguns contribuintes do Rio Jequitinhonha são ribeirões e córregos intermitentes.
na Região I, o dinamismo econômico é responsável por sua transformação em polo atrativo de população, enquanto, na Região II, o quadro socioambiental é fator de expulsão populacional, em especial, da mão-de-obra masculina.
na Região I, o grau de modernização do espaço agrícola é reduzido, enquanto, na Região II, a tecnificação da agricultura, poupadora de mão-de-obra, é empregada no cultivo de grãos destinados ao mercado externo.
na Região I, o plantio da soja ocupa posição de destaque na economia, enquanto, na Região II, essa posição é desempenhada pela pecuária extensiva e pela agricultura de subsistência.
Analise, nestes dois planisférios, a evolução da incidência da malária no mundo em cerca de meio século:
A partir da análise desses planisférios e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
a persistência de um alto risco de transmissão da malária nas faixas de baixa latitude do Globo se deve não às características ambientais dessas regiões, mas às condições socioeconômicas das populações.
as porções continentais de mais elevada densidade demográfica na zona intertropical são as que apresentam os mais altos riscos de transmissão da malária, porque tornam mais caros os processos de erradicação da doença.
o mosquito transmissor sobrevive em ecossistemas tropicais, com temperaturas médias elevadas e alto índice de precipitação, e em ecossistemas temperados sujeitos a uma forte variação sazonal e à ocorrência de neve.
o percentual da população mundial exposto, na atualidade, ao risco de transmissão da malária é menor em relação à segunda metade do século anterior, embora abranja um número maior de indivíduos.
Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afirmar que:
a economia foi fortemente marcada pela atividade comercial, regida por concepções e práticas denominadas Mercantilismo.
a expansão comercial associada à expansão marítima provocou forte migração e consequente despovoamento das cidades europeias.
a organização política predominante era fundamentada no Absolutismo monárquico e se legitimou pela teoria do Direito Divino dos Reis.
o processo de ocupação e colonização de territórios além-mar ajudou a expandir a cultura e os valores da Europa.
Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto, então baixo e, em termos reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973 [...] Na verdade, a gama real de flutuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido a um preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fim da década de 1980 o barril valia 41 dólares. (HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 459.)
Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto, então baixo e, em termos reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973 [...] Na verdade, a gama real de flutuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido a um preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fim da década de 1980 o barril valia 41 dólares.
(HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 459.)
Considerando-se a chamada Crise do Petróleo de 1973 e seus impactos, é INCORRETO afirmar que:
a origem da crise foi o embargo da OPEP à exportação de petróleo, cuja intenção era a de pressionar pela desocupação do Canal de Suez.
essa crise é um dos fatores que explicam a recessão econômica e o aumento do desemprego nos países centrais, em meados da década de 1970.
o incremento nos preços gerou o enriquecimento súbito dos exportadores árabes e o excesso de recursos nas mãos desse grupo resultou no fenômeno dos petrodólares.
os países prejudicados pela encarecimento do petróleo responderam com várias medidas, que abrangeram do racionamento de combustíveis à pesquisa de fontes energéticas alternativas.
O preço de venda de determinado produto tem a seguinte composição: 60% referentes ao custo, 10% referentes ao lucro e 30% referentes a impostos. Em decorrência da crise econômica, houve um aumento de 10% no custo desse produto, porém, ao mesmo tempo, ocorreu uma redução de 20% no valor dos impostos. Para aumentar as vendas do produto, o fabricante decidiu, então, reduzir seu lucro à metade.
É CORRETO afirmar, portanto, que, depois de todas essas alterações, o preço do produto sofreu redução de:
5%.
10%.
11%.
19%.
A temperatura de ebulição de uma substância depende, entre outros fatores, das interações intermoleculares existentes entre suas moléculas. Analise a estrutura destes três compostos, cujas massas molares são aproximadamente iguais:
A partir dessas informações, assinale a alternativa em que esses três compostos estão apresentados de acordo com a ordem decrescente de suas respectivas temperaturas de ebulição.
I > II > III
I > III > II
II > I > III
III > I > II
A estrutura dos compostos orgânicos pode ser representada de diferentes modos. Analise estas quatro fórmulas estruturais:
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que o número de compostos diferentes representados nesse conjunto é:
1
2
3
4
A 10,0 mL de uma solução aquosa 0,100 mol/L de ácido clorídrico, HCl (aq), adicionou-se água pura, em quantidade suficiente para se obterem 100,0 mL de solução diluída. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que o pH da solução resultante é:
6
10