Clorodiazepóxido

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Farmacologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O clorodiazepóxido, também chamado de clordiazepóxido, é uma substância que possui propriedades anestésicas, ansiolíticas, hipnóticas e relaxantes, que atua no sistema nervoso central.

Este medicamento é derivado da benzodiazepina. Sua meia-vida varia de média a longa; contudo seu metabólito ativo apresenta uma meia-vida altamente longa.

O uso deste medicamento é indicado em casos de perturbações da ansiedade e sintomas ansiosos, utilizado como auxiliar no tratamento da síndrome da abstinência alcoólica, além de ser utilizado também como pré-anestésico.

O uso de crônico deste fármaco pode resultar no desenvolvimento de tolerância, fator que reduz a eficiência do clorodiazepóxido, evidenciando pouco benefício no tratamento de longo prazo da insônia. Quando se trata do tratamento da ansiedade, este medicamento perde a eficácia após 4 meses de uso seguido.

O clorodiazepóxido pode levar à dependência física, vício e síndrome de abstinência, sendo que as manifestações clínicas desta última são similares às ocorridas em casos de suspensão de consumo de álcool e barbitúricos. As chances do surgimento dos sintomas de abstinência tornam-se maiores nos casos de uso de altas doses do fármaco. Todavia, esses sintomas também podem surgir em casos de uso de dose padrão e a curto prazo.

Dentre outras reações adversas que o clorodiazepóxido pode causar, encontram-se:

Assim como outros medicamentos, o uso clorodiazepóxido também necessita de certas precauções, além de possuir algumas contra-indicações, como:

O clorodiazepóxido deve ser tomado antes das refeições e antes de dormir, sendo que as doses variam de 5 a 30 mg, podendo atingir a dose de até 100 mg, dividida em 3 a 4 vezes ao dia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clorodiazep%C3%B3xido
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/49/clordiazepoxido
http://www.tuasaude.com/clordiazepoxido-psicosedin/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!