Exercícios - Campo Elétrico

Lista de exercícios sobre campos elétricos e cargas.
Ler artigo Campo Elétrico.

Exercício 1: (PUC-RIO 2009)

Dois objetos metálicos esféricos idênticos, contendo cargas elétricas de 1C e de 5C, são colocados em contato e depois afastados a uma distância de 3 m. Considerando a Constante de Coulomb k = 9 x 109N m2/C2, podemos dizer que a força que atua entre as cargas após o contato é:


Exercício 2: (PUC-RIO 2008)

Uma carga positiva puntiforme é liberada a partir do repouso em uma região do espaço onde o campo elétrico é uniforme e constante. Se a partícula se move na mesma direção e sentido do campo elétrico, a energia potencial eletrostática do sistema ...


Exercício 3: (PUC-RIO 2007)

Duas esferas metálicas contendo as cargas Q e 2Q estão separadas pela distância de 1,0 m. Podemos dizer que, a meia distância entre as esferas, o campo elétrico gerado por:


Exercício 4: (FUVEST 2017)

A figura foi obtida em uma câmara de nuvens, equipamento que registra trajetórias deixadas por partículas eletricamente carregadas. Na figura, são mostradas as trajetórias dos produtos do decaimento de um isótopo do hélio (62He) em repouso: um elétron (e-) e um isótopo de lítio (63Li), bem como suas respectivas quantidades de movimento linear, no instante do decaimento, representadas, em escala, pelas setas. Uma terceira partícula, denominada antineutrino ( , carga zero), é também produzida nesse processo.

O vetor que melhor representa a direção e o sentido da quantidade de movimento do antineutrino é:


Exercício 5: (Unespar 2016)

Considere uma carga elétrica de carga Q = + 12,0 x 10-6 C. Qual a intensidade do campo elétrico (E) que ela produz sobre uma carga de prova localizada à 0,3 m de distância? (Dado: K = 9,0 x 10-6 N.m2/C2).