Exercícios - Física quântica

Lista de questões de vestibulares sobre temas relacionados à física quântica.
Ler artigo Física quântica.

Exercício 1: (FUVEST 2016)

O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente:


Exercício 2: (URCA 2017/2)

De acordo com as ideias de Broglie (1924), uma partícula subatômica como o elétron possui uma onda associada cujo comprimento de onda é dado por L=h/p, onde h=6,6 x 10-³4 Js (joule-segundo) é a constante de Planck. Se usarmos a expressão de de Broglie para uma partícula de 1 grama com velocidade de 1 metro por segundo encontramos um comprimento de onda:


Exercício 3: (URCA 2017/2)

O conceito clássico de trajetória de uma partícula não é adequado para descrever sistemas subatômicos, onde devemos considerar a Mecânica Quântica. A própria ideia de localização de uma partícula é um tanto inapropriado. Ao invés da localização de uma partícula temos geralmente regiões onde há maior ou menor probabilidade de detectá-la ao fazermos uma medida. Sobre isto há um princípio segundo o qual não podemos, em um mesmo instante, determinar a localização e a velocidade da partícula com precisão arbitrária. Este princípio é o: