Exercícios - Forças sobre um objeto no plano inclinado

Lista de questões de vestibulares sobre as forças sobre um objeto no plano inclinado.
Ler artigo Forças sobre um objeto no plano inclinado.

Exercício 1: (UDESC 2018/1)

Considere o bloquinho sobre a rampa na Figura 3. O bloquinho parte do repouso da altura ho e não há qualquer tipo de força de atrito no movimento.

Com base nas informações, é correto afirmar que a velocidade do bloquinho nas alturas h1 e h2 é respectivamente:

 


Exercício 2: (UDESC 2016/1)

O conjunto mostrado na figura abaixo, composto por dois blocos A e B, está com aceleração a . O atrito entre os blocos é nulo e a massa deles é mA = 5,0 kg e mB = 1,0 kg.

Considerando que o bloco retangular B não desliza sobre o bloco triangular A, a magnitude da aceleração a  do conjunto e a magnitude da força de contato entre os dois blocos são, respectivamente, iguais a:

 


Exercício 3: (UFRGS 2016)

Na figura abaixo, um bloco de massa m é colocado sobre um plano inclinado, sem atrito, que forma um ângulo α com a direção horizontal. Considere g o módulo da aceleração da gravidade.

Nessa situação, os módulos da força peso do bloco e da força normal sobre o bloco valem, respectivamente:


Exercício 4: (Unespar 2016)

Considere que um corpo de massa m está subindo um plano inclinado de 30°, sob a ação de uma força de 219,2 N, paralela ao plano inclinado, conforme a figura abaixo. Considerando o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano igual a 0,40 e usando g = 10 m/s², determine a massa do corpo. (Dados: sen 30° = 0,50 e cos 30° = 0,87).