Exercícios - Lei da conservação de energia

Lista de questões de vestibulares e do Enem sobre a Lei de Conservação de Energia.
Ler artigo Lei da conservação de energia.

Exercício 1: (UFSC 2016)

A busca por alternativas energéticas para o futuro ou para locais com poucos recursos econômicos tem levado à proposição de inovações cada vez mais criativas, como a Soccket, mostrada na figura abaixo. A Soccket é uma bola de futebol com um pequeno pêndulo no interior que aproveita a energia cinética do seu movimento através de um gerador elétrico conectado a uma bateria recarregável. A energia armazenada pode ser usada para os mais diversos fins, como o acendimento de lâmpadas e a recarga de baterias e dispositivos eletrônicos.

Disponível em: <http://www.greenprophet.com/2012/12/socket-a-fun-powered-energy-ball-kids-kick-for-power/>. [Adaptado]. Acesso em: 24 set. 2015.

Com base no exposto acima e no Princípio de Conservação de Energia, é CORRETO afirmar que:


Exercício 2: (UDESC 2016/2)

Os princípios de conservação desempenham papel essencial dentro da Física, sendo imprescindíveis para a construção das teorias científicas. Analise as proposições que apresentam as leis físicas.

I. Primeira lei da termodinâmica
II. Segunda Lei de Ohm
III. Lei da Inércia
IV. Lei da gravitação universal de Newton
V. Lei de Lenz

Assinale a alternativa que contém as leis relacionadas ao princípio de conservação da energia.


Exercício 3: (Enem 2015)

O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 ºC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.
MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 sei. 2013 (adaptado).

No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pela: