Movimento Harmômico Simples (MHS)

Por Ana Carolina Bezerra da Silva

Graduação em Física (USP, 2013)

Categorias: Física, Mecânica Clássica
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Chamamos de Movimento Harmônico Simples (MHS) todo movimento que descreve uma trajetória linear que oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio. Um bom exemplo é imaginar uma mola pendurada com uma determinada massa presa na ponta. Essa mola está parada, em equilíbrio, e quando a puxamos e ela começa a oscilar. Nessa oscilação, imaginando que estava no vácuo, livre de resistências, ao soltar a massa, esta vai subir, passar pelo ponto de equilíbrio, subir mais um pouco e descer. Na descida, vai passar novamente pelo ponto de equilíbrio, parar instantaneamente no ponto onde foi solta e voltar ao movimento de subida.

A distância que a massa se move até o ponto de equilíbrio chama-se amplitude. No caso do desenho acima, a amplitude do sistema é a (em módulo). Nestes pontos extremos (+a e –a) inverte-se a orientação do movimento e, portanto, a velocidade é nula. Então, a velocidade volta a aumentar até ter seu valor máximo (também em módulo) no ponto de equilíbrio (x = 0).

Como o MHS pressupõe periodicidade, ou seja, um ciclo que sempre se repete no mesmo intervalo de tempo, usamos o conceito de período T para descrevê-lo.

“Período: intervalo de tempo de um ciclo. Por exemplo, o ponteiro que marca os segundos tem um período de 60s porque nesse intervalo de tempo ele completa um ciclo – e inicia outro. ”

O período o MHS é determinado pela massa que se prende à mola e pela constante elástica k da mesma.

Perceba que o período do MHS não depende da amplitude que a mesma desenvolve. A amplitude está relacionada à energia potencial elástica (Epelást.) cedida ao sistema (o quanto a mola foi esticada ou comprimida para iniciar seu movimento). Quando em MHS, o sistema tem energia potencial elástica (associada a restauração da mola para seu ponto de equilíbrio) e energia cinética (Ec) pois a massa tem velocidade durante o movimento. Essa energia é dada por:

E_\text{pelást}=\frac{kx^2}{2}[/latex]

A associação dessas energias resulta na energia mecânica (Emec.) do sistema:

No MHS, o corpo muda sua posição, distância em relação ao ponto de equilíbrio enquanto também muda sua velocidade. Assim, percebemos que a energia mecânica do sistema é constante enquanto suas energias constituintes (cinética e elástica) oscilam entre si.

Assim, podemos concluir que quando o sistema tem amplitude máxima, a energia cinética é nula – como falamos acima, é o ponto de inversão do movimento, quando o sistema tem velocidade zero. Do mesmo modo, quando o sistema passa pelo ponto de equilíbrio, e tem velocidade máxima, sua energia potencial elástica é nula pois neste momento, a mola não está deformada.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!