Exercícios - Aquecimento global

Lista de questões de vestibulares e concursos sobre o Aquecimento Global.
Ler artigo Aquecimento global.

Exercício 1: (VUNESP 2009)

Especula-se que o aquecimento global esteja interferindo nos recifes de corais australianos. Cerca de 13% do recife reduziu desde 1990. O excesso de gás carbônico produzido por atividades humanas pode:


Exercício 2: (Enem 2011)

questaoenem90

De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.

Disponível em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010.

A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de:


Exercício 3: (UFRGS 2016)

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo.

Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.

I - O Monte Kilimanjaro na África, porções da Cordilheira dos Andes e da Cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas.
II - A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará.
III - Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional, Oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade.

Quais estão corretas?


Exercício 4: (Enem 2016)

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.
IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?


Exercício 5: (URCA 2016/2)

Analise o recorte jornalístico.

A respeito das causas e consequências do aquecimento global, assinale a assertiva que for CORRETA.