Exercícios - Fusos horários

Lista de questões de vestibulares sobre os Fusos Horários.
Ler artigo Fusos horários.

Exercício 1: (UFMG 2009)

Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que:


Exercício 2: (UFSC 2017)

Pela quarta vez seguida, o Brasil esteve em uma final olímpica do vôlei masculino. Os comandados de Bernardinho conquistaram, no dia 21 de agosto de 2016, o tricampeonato dos Jogos Olímpicos contra a tradicional Itália. A partir das 13h15 (horário de Brasília), as emissoras de televisão do mundo inteiro transmitiram o jogo, direto do Maracanãzinho (Rio de Janeiro, UTC-3).
Dados: Roma, capital da Itália (UTC+1). Na data em questão, Londres e Roma estavam no horário de verão.

Sobre fuso horário, é correto afirmar que:


Exercício 3: (Unespar 2016)

Os fusos horários são faixas imaginárias na direção dos meridianos que dividem a Terra em 24 setores de horário único. Essas faixas foram estabelecidas com base no movimento de rotação da Terra, que demora aproximadamente 24 horas para dar uma volta completa em torno de seu eixo.
Cada fuso mede 15° da circunferência terrestre. Essa medida corresponde à divisão dos 360° da circunferência da Terra por 24. [...] em outras palavras, a cada hora a Terra gira 15°.
(ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2011, p.18)

Sobre os fusos horários e fatores relacionados aos mesmos, é correto afirmar: