Exercícios - Geografia do transporte

Lista de questões de vestibulares sobre a Geografia do transporte.
Ler artigo Geografia do transporte.

Exercício 1: (UFMG 2010)

Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que:


Exercício 2: (UFMS 2010)

O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância tempo, ao percorrer rapidamente longas distâncias. Rápido, cômodo e seguro, o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a média e longa distância. Esse meio de transporte implica a construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços, complicadas instalações de saídas e entradas dos vôos. Além disso, os custos de manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isso contribui para encarecer esse meio de transporte. Sobre o transporte aéreo no Brasil, é correto afirmar:


Exercício 3: (Enem 2013)

De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.

HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)


Exercício 4: (Enem 2012)

A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a: