Exercícios - União Europeia

Lista de exercícios sobre a União Européia, retirados de provas de vestibulares.
Ler artigo União Europeia.

Exercício 1: (UDESC 2009)

A União Européia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Européia.

I - Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.

II - Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.

III - Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.

IV - Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.

V - Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.

VI - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 2: (UFSC 2017)

Sobre a União Europeia, é correto afirmar que:


Exercício 3: (UFRGS 2017)

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <https://br.sputniknews.com/charges/20160627/5310005/brexitdomino-europa.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.

No dia 23 de junho de 2016, foi realizado um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, cujo resultado foi favorável à saída da União.

Assinale a alternativa que indica uma das consequências dessa votação.


Exercício 4: (PUC-SP 2018/1)

Leia cada uma das afirmativas abaixo, sobre a saída do Reino Unido da União Europeia – denominada de BREXIT – e assinale alternativa que contém a SEQUÊNCIA CORRETA, quanto a veracidade ou não das alternativas.

I - O partido nacionalista Ukip, da Inglaterra, apresentou-se como uma das vozes mais fortes a defender a saída do Reino Unido da União Europeia.
II - A diferença entre o total de votos a favor e contra a saída do Reino Unido da União Europeia foi pequena, de apenas 4 %. A maior parte dos votos a favor da saída estava concentrada na área das grandes cidades.
III - A xenofobia tem sido claramente apontada por analistas como um dos fortes elementos que levou a população britânica a votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.
IV - O Reino Unido contribuía com aportes volumosos para o orçamento da União Europeia, o que não mais acontecerá com a sua saída.