Exercícios - Guerra do Contestado

Lista de questões feitas em vestibulares sobre a Guerra do Contestado.
Ler artigo Guerra do Contestado.

Exercício 1: (UFPR 2009)

Sobre o movimento do Contestado, ocorrido de 1912 a 1916, considere as afirmativas abaixo:

  1. No início do movimento, o monge José Maria, sua principal liderança, foi morto, mas suas orientações continuaram a exercer influência sobre os participantes.
  2. Esse movimento acabou por agregar diferentes segmentos sociais, como posseiros e sitiantes expulsos de suas terras, e comunidades negras e caboclas.
  3. O movimento do Contestado tinha características milenares e messiânicas, mas também políticas, de contestação social.
  4. Apesar do cunho contestatório, a simpatia para com a República é uma característica continuamente presente no movimento do Contestado.
  5. Uma das principais causas do movimento foi o fato de os sertanejos – ou caboclos – terem sido expulsos de suas terras pela estrada de ferro construída na região.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 2: (UFSC 2017)

Tragédia anunciada

Coronéis locais, forças estaduais e exército se uniram para combater as “cidades santas”, territórios autônomos criados por caboclos.
Cerca de 200 seguidores do monge e curandeiro José Maria estão reunidos em Irani. Todos eles homens simples, sertanejos, refugiaram-se ali na esperança de evitar um confronto com as forças do governo. Mas é tarde demais: a essa altura, o simples agrupamento – em uma região de conflitos fronteiriços e de instabilidade social – já é considerado uma atitude hostil às autoridades. Em resposta à ameaça, o governo resolve atacar: uma força de 58 soldados do Regimento de Segurança do Paraná entra em combate com os sertanejos. Morrem 21 pessoas, entre elas os chefes dos grupos em confronto – o coronel João Gualberto Gomes de Sá e o monge José Maria.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Tragédia anunciada. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 85, p. 17, out. 2012.

Sobre o movimento do Contestado, narrado no trecho acima, e os demais movimentos sociais rurais ocorridos na Primeira República (1889-1930), é correto afirmar que:


Exercício 3: (UDESC 2016/2)

“Os 78 desenhos de Hassis que constituem esta obra representam uma bela, comovente e rara oportunidade de marcar os cem anos do Contestado. Com seus traços firmes e substantivos, Hassis nos convida a conhecer, a adentrar naqueles tempos e naquelas paragens. Cada desenho é pleno de sentido. Impossível acompanhar com indiferença a sucessão dos quadros, a força histórico-cronológica de sua admirável representação artística e a sua leitura humanista da luta cabocla”

(Marli Auras, in: Hassis: Arte e História da Guerra do Contestado, Florianópolis, Tempo Editoral, 2014. P. 8 e 16)

Tendo como referência as Figuras 1 e 2, desenhos do artista Hassis, e a História da Guerra do Contestado, analise as proposições, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O monge João Maria foi o responsável por organizar e treinar, militarmente, jagunços da região para lutar contra a tirania dos coronéis locais, e restaurar o regime monárquico no Planalto Catarinense.
( ) No que diz respeito à cronologia e ao contexto, a Figura 1 destaca a presença do monge João Maria curando e abençoando os maragatos da Revolução Federalista de 1893, e a Figura 2 destaca o monge José Maria fazendo a pregação aos sertanejos do Contestado.
( ) A postura dos homens, nas Figuras 1 e 2, em sinal de reverência aos monges demonstra o fervor religioso dos sertanejos do Contestado, pois repudiavam os santos da religião católica.
( ) Desde meados do século XIX, a região do Planalto Catarinense foi visitada por diversos curandeiros e andantes que ficaram conhecidos como monges ou “homens santos”, entre eles os monges João Maria e José Maria.
( ) A violenta repressão ao movimento do Contestado, no ano de 1916, pôs fim às crenças no poder de cura do monge João Maria e permitiu o avanço mais efetivo da Igreja Católica na região.
( ) Entre as atividades praticadas pelos monges constam pregações escatológicas, conhecimento de ervas medicinais, benzeduras, realização de batismos e casamentos em domicílios familiares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Exercício 4: (Unespar 2017)

“A experiência dos sertanejos do Contestado teve como foco a luta em oposição ao Coronelismo, à concentração fundiária, à exploração de empresas estrangeiras e [como objetivo] a construção de comunidades autônomas em relação ao Estado e ao Clero. Estes aspectos vão muito além das especificidades locais ou regionais. São questões que permeavam, e ainda permeiam, nosso país e boa parte da América Latina”.
(Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas. Entrevista com Paulo Pinheiro Machado sobre a Guerra do Contestado (1912-1916). Disponível em http://cpdoc.fgv.br/contestado/ecos/paulo-pinheiro-machado. Acesso em 02/08/2016).

O trecho acima se refere à Guerra do Contestado (1912-1916). Sobre este fenômeno histórico, identifique a alternativa INCORRETA: