Exercícios - Nazismo

Lista de questões de história sobre o Nazismo, retirados de provas de vestibulares.
Ler artigo Nazismo.

Exercício 1: (FUVEST 2009)

Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (...).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929. (Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007.)

A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:

I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.

II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.

III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.

IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.

V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.

São corretas apenas as afirmações:


Exercício 2: (UDESC 2016/2)

A primeira metade do século XX foi marcada pela ascensão do regime nazista na Alemanha. Este, em função de seu caráter extremo e seus desdobramentos, é, por muitos, considerado como um marco entre as possibilidades de experiências da contemporaneidade. Sabe-se que entre as estratégias políticas, adotadas pelo governo alemão, podem-se citar as grandes mobilizações de massas.

Analise as proposições sobre as mobilizações de massas referentes ao período nazista.

I. A utilização de uniformes era uma característica marcante da política nazista, como forma de representar ordem, dissimular diferenças sociais e construir uma ideia de coesão em relação ao projeto de nação alemã.
II. A propaganda era um dos instrumentos principais de mobilização e era utilizada de forma bastante eficaz.
III. Pode-se afirmar que a construção de um ícone a partir da imagem de Hitler, como líder carismático e capaz de reerguer (moral e economicamente) a Alemanha, foi subsidiada por uma forte atuação das mídias e tecnologias audiovisuais.
IV. Apesar das tentativas de intervenção da política e propaganda nazista nas escolas, pode-se afirmar que a juventude alemã manteve-se bastante apática e ausente das mobilizações de massas.
V. As mobilizações de massas eram espaços de manifestações políticas plurais. Nelas preponderavam a possibilidade de diálogo pacífico e a defesa de diferentes projetos políticos, desde que tivessem como objetivo o engrandecimento da nação alemã, independentemente de inclinações partidárias.


Exercício 3: (UERJ 2017 1º Exame)

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ação do Partido Nazista na Alemanha ampliou a propaganda contra os que foram considerados os inimigos internos da nação germânica. O cartaz abaixo é um exemplo dessa política.

Um aspecto da ideologia nazista observado nesse cartaz é: